Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

2º Encontro de Entidades Do Mesmo Lado em 2022 aborda MP 1085 e cenário econômico brasileiro

Foi realizado o 2º Encontro de Entidades do grupo Do Mesmo Lado em 2022. O evento reuniu 41 representantes de entidades do setor da construção civil. Na abertura do encontro, o presidente da ABRAINC, Luiz França falou sobre a importância da atuação das entidades e a união em prol do desenvolvimento do setor. A ABCIC participa dessa iniciativa.
 
O palestrante convidado, André Abelha, do Escritório Longo Abelha Advogados, falou sobre as mudanças positivas trazidas ao setor pela MP 1085, como a digitalização e desburocratização dos cartórios, e destacou alguns pontos que ainda precisam ser aprimorados no texto que será votado no Senado, em relação aos contratos imobiliários, para trazer mais segurança jurídica aos processos. Ely Wertheim, CEO do Secovi-SP, também elogiou a medida e disse que é um avanço em relação ao sistema atual.
 
Renato Lomonaco, diretor de Assuntos Econômicos da ABRAINC, abordou o cenário econômico do país, apresentou dados dos indicadores da entidade, sobre custos dos insumos para a construção e destacou a redução na alíquota de importação do aço, anunciada pela Camex, do Ministério da Economia, após pleito enviado pela ABRAINC.
 
Ele apontou dois dados apurados em pesquisas feitas pela ABRAINC, uma do indicador de confiança trimestral feito em parceria com a Deloitte, que mostra que 95% dos empresários pretendem realizar lançamentos, e o outro de um levantamento sobre a jornada de compra de imóvel, feito em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, que apontou que 65% dos compradores continuariam com a compra do imóvel mesmo com aumento da taxa de juros. Filipe Pontual, diretor executivo da ABECIP, afirmou estar otimista com o futuro do setor, em virtude dos lançamentos que estão sendo realizados.
 
No encerramento do encontro, Fernando Rosa, gerente-geral da AFEAL, falou sobre a 3ª edição do Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado, que está com inscrições abertas, e convidou as Entidades a apoiarem o evento, com o objetivo de fomentar as iniciativas que valorizam e promovem a produtividade e a inovação para a cadeia produtiva da construção.

Matéria publicada na Abrainc

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!