Os vencedores do 11º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, nas categorias Edificações, Infraestrutura e Pequenas Obras, foram anunciados pela Abcic no dia 17 de novembro, em São Paulo. A solenidade de premiação reuniu empresários, engenheiros, arquitetos e profissionais da construção e representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais.
Em Edificações, a obra vencedora foi o Shopping Trimais Places, em São Paulo (SP), com estruturas pré-fabricadas de concreto fornecidas pela Leonardi, projeto arquitetônico de Jayme Lago Mestieri (Jayme Lago Mestieri Arquitetura) e projeto estrutural do engenheiro Marcelo Cuadrado Marin, da Leonardi.
Na categoria Infraestrutura, o Prêmio Obra do Ano foi para OAE’s da duplicação da Rodovia SP-270, Raposo Tavares, do km 86+900 ao 89+700, em Sorocaba (SP), com estruturas fornecidas pela Tranenge Construções. O projetista responsável pela obra foi o engenheiro Catão Francisco Ribeiro (Enescil Engenharia de Projetos).
Já na categoria Pequenas Obras, o vencedor foi o Cemitério Vertical – PAF, situado em Franco da Rocha (SP), projetado pelo escritório de arquitetura Topo Projetos, com projeto estrutural do engenheiro Flavio Isaia (IGA Engenharia e Consultoria) e estruturas pré-fabricadas fornecidas pela Leonardi.
O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2022 concedeu menção honrosa em cada categoria: Torres Corporativas – Parque da Cidade – Gleba B (Edificações); Viaduto sobre linha férrea em Jales/SP (Infraestrutura); e Camarote “Os Independentes” – Festão do Peão de Barretos (Pequenas Obras).
Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da ABCIC, agradeceu a presença de todos os convidados e reforçou que o prêmio é uma celebração das estruturas de concreto pré-fabricadas, fortalecendo o networking e a associação. “Neste ano, conseguimos fazer movimentos importantes”, pontuou. Entre as atividades citadas estiveram a realização de três Abcic Networking, a publicação da norma de lajes alveolares, o lançamento do Coletânea de Obras Brasileiras – Pré-Moldados de Concreto e da prática recomendas ABNT NBR 9062 – Comentários e Exemplos Numéricos, a participação em eventos internacionais e a eleição da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC para a vice-presidência da Federação Internacional do Concreto (fib).
Outra iniciativa importante comentada por Cassol foi a revisão para os próximos cinco anos do Planejamento Estratégico da ABCIC. “Foram seis encontros virtuais e um trabalho muito forte de todos os participantes e da diretoria executiva. A proposta está em processo de validação, mas posso adiantar ela está baseada em quatro pilares: valorização dos associados e associação; sustentabilidade e pegada de carbono; edifícios altos, como vai orientar o mercado para esse movimento da industrialização; e desenvolvimento do portal de conhecimento da ABCIC, com o objetivo de multiplicar a compartilhar a boa técnica que o pré-fabricado de concreto”, detalhou.
Em seu pronunciamento, a engenheira Íria comentou sobre o Prêmio Obra do Ano ser um evento de comemoração, evocando o que os associados e empresários têm feito com afinco ao longo de mais de 60 anos: um trabalho impecável em prol do desenvolvimento do sistema construtivo, da disseminação da tecnologia, da evolução dos projetos e das obras. “É um dos momentos que mais gosto do ano, celebrando com os nossos associados e dando honra para aqueles que têm honra”, enfatizou.
Ela parabenizou e cumprimentou todas as obras inscritas, bem como as empresas que se esforçaram para participar da premiação. “É importante lembrar que esse material tem sido utilizado pela associação e para a composição de matérias da Revista Industrializar em Concreto, pois todas as obras são importantes e agregam muito valor ao nosso setor. Mas, como todo prêmio há sempre os finalistas”. Prestou também seu agradecimento ao Conselho Estratégico, aos patrocinadores, as entidades apoiadoras e demais instituições parceiras e relembrou que a Comissão Julgadora é formada por profissionais reconhecidos e experientes em suas áreas, que realizam suas avalições com imparcialidade e isenção.
A programação do evento contou com a palestra de Luciano Pires, que teve como tema “Antifrágil”. Ele falou sobre a incerteza, a aleatoriedade, a diferença entre planejamento estratégico e planejamento de projetos, e conceitos como o BANI (Frágil, Ansioso, Não Linear e Incompreensível), antifragilidade e opcionalidade. Trouxe ainda dezessete dicas para construir o antifrágil.
Também foram homenageados os engenheiros Mateus Fram Zóboli, da ZMC Consultores, e Rodrigo Nurmberg, da TQS, pelo trabalho realizado para o lançamento da prática recomendada ABNT NBR 9062 – Comentários e Exemplos Numéricos, organizado pelo CT 304 – IBRACON/ABCIC de Pré-Fabricados de Concreto.
A premiação tem o apoio institucional da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, ABRAINC – Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias, ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais para Construção, AsBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, FIABCI - Federação Internacional Imobiliária, IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto, SECOVI - Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo, SINAPROCIM - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento e Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração.
O evento teve o patrocínio da ArcelorMittal, Concrete Show e MC-Bauchemie.