Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

ABCIC lança “Coletânea de Obras Brasileiras – Pré-Moldados de Concreto”

A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC) lançou a 2ª edição do livro “Coletânea de Obras Brasileiras – Pré-Moldados de Concreto”. O título reúne diversos exemplos de obras brasileiras nesse sistema construtivo, ressaltando sua versatilidade e a amplitude das tipologias construtivas. A primeira edição foi publicada em 2008.

Ao longo das suas 180 páginas, o livro apresenta o descritivo e informações técnicas de mais de 90 obras do Brasil. De acordo com a ABCIC, estas construções mostram a importância do uso de concreto pré-fabricado para viabilizar obras em diversos segmentos, com criatividade, produtividade, qualidade, sustentabilidade, segurança e durabilidade. 

Durante o lançamento da obra, Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da ABCIC, apontou que a industrialização mostrou ser fundamental para a produtividade e evolução do setor da construção e que a entidade foi fundamental para esse reconhecimento e desenvolvimento. 

O prefácio é de autoria do arquiteto Paulo Eduardo Fonseca de Campos, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). A apresentação e coordenação do livro ficou a cargo da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC. 

Prêmio Obra em Pré-Fabricados de Concreto

No primeiro capítulo, os leitores encontram informações sobre a história do Prêmio Obra em Pré-Fabricados de Concreto, que completou 10 anos em 2021. 

“A premiação apresenta o estado da arte em construções com o sistema construtivo e é um tributo às indústrias, aos projetistas de estruturas e aos arquitetos que utilizam a construção industrializada em concreto. Todas as obras vencedoras, menções honrosas e destaques do Júri estão relacionadas, com um breve descritivo e informações técnicas. Há ainda uma homenagem ao professor e engenheiro projetista de estruturas Augusto Carlos  de Vasconcelos, que foi um incentivador da premiação, membro do Júri e precursor na pré-fabricação em concreto no país”, explica a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC. 

Obras selecionadas

O segundo capítulo do livro seleciona 45 obras que possuem aspectos singulares e que possuem importância no setor de pré-fabricados de concreto. Elas foram divididas por categorias: Infraestrutura, Edificações de Múltiplos Pavimentos, Edifícios Garagem, Empresarial e Institucional, Equipamentos Esportivos, Shopping Centers e Centros Comerciais, Entretenimento, Concessionárias e Galpões Logísticos, Indústrias e Agronegócio. 

História da ABCIC

O terceiro capítulo retrata os 20 anos da ABCIC. “Ele apresenta as ações realizadas ao longo dessas duas décadas, sua linha de atuação e sua contribuição em prol do pré-fabricado de concreto no Brasil. Também ressalta o trabalho desenvolvido em cada gestão para o desenvolvimento e consolidação da industrialização e do incentivo à produtividade na construção civil nacional”, pontua Íria.

Durante o lançamento da obra, Íria comentou que dois princípios importantes que têm norteado as ações da ABCIC são o de nunca desprezar os pequenos começos por maiores que possam parecer os desafios e celebrar as conquistas com gratidão. Além disso, ela destacou a importância das lideranças da entidade que, ao longo dos anos em sua diversidade e competência, auxiliaram em todo o processo de desenvolvimento e na relevância de parceiros, pois outra premissa é o ambiente colaborativo em prol do desenvolvimento da construção civil.

Matéria publicada no Massa Cinzenta

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!