Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

ABCIC lança segunda edição do Coletânea de Obras Brasileiras

No dia 18 de outubro, a ABCIC lançou a segunda edição do Coletânea de Obras Brasileiras – Pré-Moldados de Concreto, que reúne diversos exemplos de obras brasileiras nesse sistema construtivo, ressaltando sua versatilidade e a amplitude das tipologias construtivas. O evento de lançamento contou com a participação de representantes de entidades setoriais, da indústria de pré-fabricados de concreto, de escritórios de projeto estrutural, de escritórios de arquitetura e da cadeia de fornecedores do setor.  

A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC, enfatizou a importância desse evento como celebração pelos 20 anos da ABCIC e a fundamental participação da indústria de pré-fabricados de concreto para o desenvolvimento da construção e da engenharia do Brasil. Destacou dois princípios importantes que têm norteado as ações da entidade: o de nunca desprezar os pequenos começos por maiores que possam parecer os desafios e celebrar as conquistas com gratidão. Comentou também sobre a importância das lideranças da entidade que, ao longo dos anos em sua diversidade e competência, auxiliaram em todo o processo de desenvolvimento e na relevância das entidades parceiras, pois outra premissa é o ambiente colaborativo em prol do desenvolvimento da construção civil.

O presidente do Conselho Estratégico da ABCIC, Felipe Cassol, destacou que a industrialização mostrou ser fundamental para a produtividade e evolução do setor da construção e que a entidade foi fundamental para esse reconhecimento e desenvolvimento. Ponderou sobre as duas décadas da entidade terem sido estratégicas para pavimentar esse caminho.

Na sequência, a programação contou com duas importantes abordagens sobre sustentabilidade, tema que integra as macro estratégias da entidade; partindo de uma visão global e desafios para a pré-fabricação em concreto seguida de um posicionamento nacional que apontou importantes diretrizes.

O presidente da Federação Internacional do Concreto (fib), Akio Kasuga, prestigiou a cerimônia de lançamento, ministrando uma palestra sobre carbono zero e o pré-fabricado de concreto, mostrando a necessidade de formar uma base de dados consistente para mostrar que o setor vem desenvolvendo novas tecnologias que reduzem significativamente as emissões. Falou também sobre a importância da economia circular das estruturas e das pesquisas em inovação, do uso de novas tecnologias em materiais no Japão e da abordagem da fib sobre o tema.

O professor Paulo Helene, presidente do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), parabenizou a ABCIC pelos 20 anos e a engenheira Íria Doniak pela liderança e pelo reconhecimento internacional ao ser eleita vice-presidente da fib. Ele fez uma reflexão sobre a sustentabilidade no setor do concreto e ponderou sobre o foco necessário dentro dessa cadeia. Destacou a reestruturação do CT 101 Sustentabilidade – IBRACON, ABCIC e ABECE e suas atividades alinhando as diretrizes para a engenharia do concreto no Brasil.

O livro, distribuído em três capítulos, conta a história dos 10 anos do Prêmio Obra em Pré-Fabricados de Concreto, traz uma coletânea recente obras realizadas pelo setor e faz uma breve retrospectiva dos 20 anos da ABCIC, as ações realizadas ao longo dessas duas décadas e sua contribuição para o desenvolvimento do pré-fabricado de concreto no Brasil. Também ressalta o trabalho em prol da industrialização e do incentivo à produtividade na construção civil nacional.

O prefácio é de autoria do arquiteto Paulo Eduardo Fonseca de Campos, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). A apresentação e curadoria do livro ficou a cargo da engenheira Íria Doniak.

 A primeira edição do Coletânea de Obras Brasileiras foi publicada em 2008.

A cobertura completa estará na edição 27 da revista Industrializar em Concreto.

        

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!