No dia 19 de maio, a ABCIC promoveu a 10ª edição do Abcic Networking, em formato presencial, após a realização das reuniões do Conselho Estratégico e da Assembleia Geral Ordinária. O evento teve início com a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC, que ressaltou a importância do retorno as atividades presenciais. “A tecnologia é importante, mas o relacionamento faz parte do meio associativo e sentíamos falta dessa interface com toda a cadeia e os associados”, disse.
Ela ainda reafirmou a importância do lançamento do Programa Construa Brasil, no âmbito do Ministério da Economia, que tem por base três pilares para o desenvolvimento da construção civil: desburocratização, digitalização e industrialização. “A iniciativa nasce com ações fundamentais ao BIM (Building Information Modeling) e duas metas com ampla interface a ele: coordenação modular e incentivo à construção industrializada, que está inserida como a Meta 9. Precisamos lembrar que a 10ª dimensão do BIM é industrialização”.
Íria abordou também a eleição do novo Conselho Estratégico, que será presidido por Felipe Cassol, destacando a diversidade das empresas e a abrangência nacional em sua composição. Nesse ponto, ela citou que a sucessão na ABCIC sempre foi um tema estratégico. “Buscamos unir o novo e o inovador à experiência e maturidade, pois é importante que essas características andem juntas, a fim de alcançar o desenvolvimento sustentável de nossa entidade e de nosso setor”, disse.
Em seu primeiro pronunciamento, Felipe Cassol agradeceu a confiança das empresas associadas pela sua eleição; e afirmou que pertence à terceira geração de uma família de empresários pioneiros na construção. “Essa atividade será um grande aprendizado e espero contribuir com todos vocês. Respiro pré-fabricado há muitos anos e sou feliz pelas oportunidades que me surgiram”, complementou.
Durante seu discurso, Cassol trouxe um breve resumo histórico da pré-fabricação de concreto no Brasil e comentou sobre o cenário positivo para o setor pelo tema industrialização “estar na moda”. Mas, ele alertou que é preciso ter cuidado com os novos entrantes, pois se essas empresas entrarem sem apoio técnico e com qualidade, podem desestruturar o mercado, que já está bastante consolidado e maduro.
Ele comentou sobre o atual cenário econômico e informou sobre as prioridades de sua gestão, que serão baseadas em quatro pilares: a elaboração e divulgação do Planejamento Estratégico; a sustentabilidade e a agenda ambiental para o setor; manutenção do trabalho profissional realizado pela ABCIC; e o retorno do networking.
Como legado de sua gestão, Felipe Cassol espera que o mercado respeite mais o pré-fabricador, com maior reconhecimento por toda a cadeia de valor, que é formada por grandes players e empresas internacionais. “Sejamos resilientes, pois o próximo ciclo terá que ser muito bom. Nossa hora, sem dúvida, vai voltar. Confiem também na ABCIC”, destacou.
O engenheiro Fabio de Melo Leonel, coordenador de Assistência Técnica da LafargeHolcim, ministrou a primeira palestra, com o tema “I-Concrete: Solução digital para aumento da produtividade em concretos pré-moldados através do monitoramento térmico”. Ele definiu o I-Concrete como uma tecnologia digital para monitoramento térmico em estruturas de concreto e pré-moldados, diagnósticos e avaliação dos parâmetros de qualidade do concreto através da aplicação do Método da Maturidade.
Entre os benefícios do sistema estão: redução do prazo da desforma; otimização do traço, antecipação da protensão, otimização da cura térmica; e redução da variabilidade dos ensaios de controle; maior eficiência. “É possível ainda mensurar ganhos em diversas etapas do processo produtivo”, comentou Leonel.
Já Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, mostrou as novidades da edição 2022 da Concrete Show, que ocorrerá presencialmente no São Paulo Expo, entre os dias 9 e 11 de agosto. Fernando D’Ascola, gerente de Produto da Informa Markets, fez uma rápida introdução e agradeceu a parceria com a ABCIC, que realizará seu tradicional seminário no dia 11 de agosto.
Segundo o diretor da Informa Markets, a Concrete Show é um evento consolidado no mercado, que impulsiona o setor de cimento e concreto para construção. Nesta edição, a feira trará um conteúdo técnico altamente qualificado, a possibilidade de realizar negócios e networking. São esperadas mais de 350 marcas expositoras e mais de 200 horas de conteúdo. “O mercado está ansioso para se reencontrar”, enfatizou.
O Abcic Networking X contou com o patrocínio da Concrete Show e da LafargeHolcim.
A cobertura completa do evento da ABCIC estará na edição 26 da Revista Industrializar em Concreto.
Clique aqui para fazer download das palestras: https://abcic.org.br/Conteudo/abcic-networking
Felipe Cassol, novo presidente do Conselho Estratégico, realiza seu pronunciamento no Abcic Networking X
João Carlos Leonardi, vice-presidente do Conselho Estratégico, Íria Doniak e diretores da Abcic com os patrocinadores do Abcic Networking X