Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

ABECE realiza edição comemorativa do jubileu de prata do ENECE

Já está pronta a programação comemorativa do jubileu de prata do ENECE 2022 – 25º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, que acontecerá, em formato híbrido, no dia 28 de outubro de 2022, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP). A Abcic é patrocinadora do evento.

O tradicional evento é promovido anualmente pela ABECE e reúne especialistas especialmente convidados para abordarem temas em evidência para o setor, reforçando seu principal objetivo de aprimorar conhecimento e possibilitar que engenheiros da área de estruturas possam discutir sobre as mais recentes inovações na arte da engenharia estrutural.

Entre as palestras programadas para o ENECE, destaque para o eng. Ricardo França, titular da França & Associados Engenharia, que vai falar sobre a “Utilização de pré-moldados na Torre Sucupira do Complexo Parque da Cidade”.

As falhas comuns entre projeto e posicionamento das armaduras nas obras serão amplamente abordadas pelo eng. Jorge Nakajima, sócio gerente da França & Associados Projetos Estruturais e coautor do livro/e-book Manual de Boas Práticas – Montagem das Armaduras de Estruturas de Concreto Armado. A engenheira civil pela PUC-Rio, com mestrado e doutorado no Instituto COPPE da UFRJ, Michele Pfeil falará sobre fundamento, avanços e desafios da ABNT NBR 6123 Forças devidas ao vento em edificações.

Devido ao tradicional envolvimento da ABECE na normalização brasileira, auxiliando na produção de novas normas e/ou revisão das já existentes, será apresentado o Painel Normalização, que contemplará os seguintes temas: Revisão da NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto (Alio Kimura), novo fib Model Code (Fernando Rebouças Stucchi), Recomendações ABECE: Materiais não convencionais para Estruturas de Concreto / Projeto de fixações com chumbadores mecânicos e químicos (Marco Carnio), Recomendação ABECE Avaliação Técnica de Projetos (Augusto Pedreira de Freitas), Estruturas Metálicas e Mistas, Sismos e Vento (Tomás Vieira), Atividades da ABNT/CEE-231 – Comissão de Estudo Especial de Projeto de Estruturas Metálicas, de Madeira, de Concreto e Mistas e Inspeção de Estruturas Metálicas, de Madeira e Mistas (Túlio Nogueira Bittencourt), Atividades da ABNT/CEE-169 – Comissão de estudo Especial de Execução e Inspeção de Estruturas Especiais de Concreto, Mistas, de Alvenaria e Pedra (Júlio Timerman).

Consta, também, da programação, o lançamento do livro “Estruturas de Concreto Armado – Volume 1”, publicação elaborada pelo Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), em parceria com a ABECE e apoio da ABCIC. Trata-se do primeiro livro de uma coleção, que ainda terá dois outros volumes, e será referência para cursos de graduação, especialização/pós-graduação e para todos os profissionais que desejam se atualizar ou se aprimorar, pois traz exemplos práticos, alguns deles resolvidos com o auxílio de ferramentas computacionais.

O primeiro volume tem um conteúdo rico e contemporâneo, contemplando os seguintes capítulos básicos: Histórico e Aplicações, propriedades dos materiais, análise de sistemas estruturais; Ações e segurança, comportamento conjunto entre armadura e Concreto; Conceitos básicos, flexões normal simples – Vigas e Lajes – ELU, Força Cortante – Viga e Laje Maciço; Torção em viga.

Matéria publicada na ABECE

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!