Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Akio Kasuga, presidente da fib, participa do Seminário no Congresso do Ibracon

O presidente da fib (International Federation for Structural Concrete), Akio Kasuga participa do Seminário de Lançamento da ABNT NBR 9062 - Comentada e com Exemplos Numéricos, que acontecerá no dia 13 de outubro, durante o Congresso do Jubileu de Ouro do IBRACON. Ele tratará do tema “Pré-Fabricação em Concreto e Sustentabilidade”.

Coordenado pela ABCIC, o Seminário reunirá importantes especialistas para debater os assuntos mais relevantes ligados à publicação, que foi organizada pelo CT 304 - Comitê Técnico IBRACON/ABCIC de Pré-Fabricados de Concreto. 

O evento terá início com a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC, que coordenará os debates ao final da manhã, no meio da tarde e ao final das apresentações. Na sequência, Rodrigo Nurnberg (TQS), secretário do CT 304, fará a apresentação da estrutura e da utilização da publicação. Após a palestra de Kasuga, Fernando Stucchi (EGT Engenharia) falará sobre a resistência ao fogo das estruturas pré-fabricadas de concreto. 

A programação da tarde começa com a palestra do professores Marcelo de Araújo Ferreira (UFSCar), que discorrerá sobre “Análise da Estabilidade de Estruturas Pré-Moldadas com Ligações Semirrígidas”, seguido pelos engenheiros Carlos Emrich Melo e Marcelo Cuadrado, coordenador e secretário da comissão de estudos da ABNT NBR 9062, respectivamente, e Mateus Fram Zóboli (ZMC Consultores), que debaterão o painel “Aspectos relacionados ao projeto de Estruturas Pré-moldadas de Concreto”.

O professor Mounir Khalil El Debs (USP São Carlos) proferirá apresentação sobre “Almofadas e Argamassa Modificada: Fundamentos e proposta para normalização”, e Luiz Otávio Biaggi Livi (ABCIC) trará suas considerações sobre montagem e segurança das estruturas pré-moldadas de concreto.

O Jubileu de Ouro do Congresso do IBRACON acontece de 11 a 14 de outubro, em Brasília, e tem como tema “Sustentabilidade do Concreto em Defesa do Planeta”. Trata-se do principal encontro nacional de profissionais e especialistas na área de engenharia de concreto.

Informações da programação: https://ibracon.org.br/eventos/63cbc/pdf/Seminario_prefabricados.pdf

Inscrições: https://ibracon.org.br/eventos/63cbc/inscricoes.php

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!