Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

AsBEA-SP debate revitalização do Centro de SP

No dia 9 de fevereiro, a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – SP (AsBEA-SP), com apoio de diversas entidades do setor, promoveu o Seminário ‘Acontecendo o Centro’, na sede da Fecomercio, região central da capital paulista. A ABCIC foi representada pelo Coordenador de Projetos Especiais, Paulo Santos Júnior. 

O evento contou com a presença do Marcelo Cardinale Branco, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), entre outros gestores públicos, arquitetos, urbanistas e incorporadores.O objetivo é debater e discutir regulamentações para incentivar a revitalização da área central de São Paulo, assunto em destaque atualmente pelos órgãos públicos paulistas, urbanistas, profissionais do setor e sociedade.

No encontro houve apresentações em quatro painéis e mesas-redondas com temas como “Experiências de capitais com planos implementados com ações de revitalização”; “AIU do Setor Central: a nova lei, suas regras e as propostas do PIU Central”; “Questões Sociais e de Segurança ligadas à ocupação dos espaços públicos do Centro” e “Requalifica Centro: a lei e sua regulamentação”.

O secretário explicou sobre a reestruturação que a Pasta está passando nesta nova gestão. “O governador Tarcísio de Freitas está recriando o setor de planejamento territorial do Estado por meio da Secretaria, então estamos montando uma estrutura que dê melhores condições futuras para aglomerações urbanas, regiões metropolitanas e grandes cidades. Este é um assunto que volta a ser novo para o Governo, que foi esquecido ao longo de algumas décadas. A nossa maior missão é reestruturar essa questão do planejamento urbano do Estado”.

Branco ainda destacou que o centro da cidade precisa de ações de todas as entidades e que o Governo vai incentivar a iniciativa privada a investir no setor. “O estado tem que ajustar todos os interesses dentro de um projeto maior e os profissionais da construção civil, arquitetura e mercado têm condições de nos ofertar boas soluções para um empreendimento dessa natureza, dessa recuperação do centro de SP. O estado estará presente, mas os empreendimentos individuais e de mercado são muito bem-vindos e da nossa parte serão incentivado”, finalizou.

Matéria publicada no Mix Vale

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!