Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Como reduzir custos com materiais é tema de debate do 94º Enic

Um dos grandes problemas enfrentados atualmente pela indústria da construção foi tema de debate no 94º Enic | Engenharia & Negócios, evento realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O painel “Materiais – Como reduzir custos” abordou os efeitos do aumento dos custos de insumos no mercado e a busca por soluções para minimizar esses efeitos. O debate contou com a participação do presidente da CBIC, José Carlos Martins, do CEO da Orçafascio, Antonio Fascio, do presidente da Cooperativa da Construção Civil do Estado de Santa Catarina (Coopercon-SC), José Sylvio Ghisi, e do diretor Executivo de Engenharia do Grupo Kallas, David de Oliveira Fratel.  
  
As possíveis frentes, na tentativa de reduzir o aumento desmesurado dos insumos que vem ocorrendo, foram debatidas. Entre elas, está a utilização da plataforma apresentada pelo CEO da Orçafascio, que opera com a compra coletiva, uma novidade no mercado que vem despertando o olhar dos empresários do setor da construção. “Um dos fatores que nos deixa mais fragilizados é a quantidade de fornecedores versus a de compradores. Para ter um pouco mais de força nesse processo, uma das hipóteses estudadas é a compra coletiva”, explicou o presidente da CBIC, José Carlos Martins.  
  
Os outros dois pontos abordados foram a importação de materiais, que já vem sendo desempenhada pela Coopercon-SC, e o processo de compras via guarda-chuva. Este processo funciona quando o contrato é fechado de acordo com o consumo anual do produto. Dessa forma, é possível ter uma previsibilidade maior do preço.”Hoje o desafio não é apenas como reduzir os custos, mas também como manter os custos com essa inflação no setor que está persistente”, apontou David Fratel.  
  
Para que seja possível o incentivo a esses novos meios de redução de custos, foi apontada a necessidade de parceria com fornecedores, a educação sobre o tema e, principalmente, o planejamento. “O empresário hoje precisa se organizar, ver qual é a demanda que ele precisa, o volume, onde vai armazenar e estocar esse material”, lembrou Sylvio Ghisi. “Quando nós falamos em redução de custo, temos que lembrar de três aspectos: planejamento, tecnologia e cultura”, completou Martins. 
  
Com essa demanda pelo planejamento, a plataforma de compra coletiva surge no mercado com o intuito de facilitar processos e melhorar a negociação para conseguir um melhor preço. “O empresário tem que estar preparado, tem que fazer planejamento. E 90% das empresas que têm problema, é por falta de planejamento”, destacou Antonio Fascio. 

Matéria publicada na Agência CBIC 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!