Com uma contribuição de quase 7% na composição do PIB do país, o setor da construção tem impacto direto no ritmo da economia e da geração de empregos em todo o Brasil. Para incentivar os negócios e a troca de conhecimento entre os profissionais do setor na América Latina, acontece, de 8 a 10 de agosto no São Paulo Expo, o Concrete Show.
Equilibrado em dois vetores: o de geração de negócios e de conhecimento, o evento, em sua 14ª edição, é tido como o principal ponto de encontro da cadeia construtiva da América do Sul. Este ano, o Concrete Show abre espaço para a discussão de diversas vertentes do ecossistema da construção. Evento registra em 2023 expansão de 25% no número de marcas presentes e de 34% na área de exposição, chegando a 30 mil metros quadrados.
A agenda de conteúdo do congresso “Construindo Conhecimento” acontece em três auditórios simultâneos. A programação do espaço abrange palestras com as novidades do mercado em soluções, técnicas construtivas e a atualização em normas regulamentadoras, além de painéis de debate sobre as tendências para o futuro da cadeia construtiva no Brasil. Além disso, o evento ainda conta com o espaço “Arena 120 Ideias”, com palestras gratuitas e exclusivas. A ABRAINC é apoiadora institucional desta edição.
Dentro da programação do congresso, faz parte ainda o 2° Congresso Internacional de Pavimentos Urbanos de Concreto, com curadoria da ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem), no qual serão apresentados cases como o de Barranquilha, Colômbia; da URBA, de Campinas (SP); da Tecol, Araçatuba (SP) e de Piracaia/Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo – Estrada Rural, além de painéis sobre o conceito PUC e a palestra “A Importância do Projeto Estrutural na Execução e Eficiência do PUC.
O encontro recebe também o ABESC - 2° Seminário Paredes de Concreto para Prédios Altos, tradicional evento de conteúdo que promove a discussão dos modelos construtivos para projetos com essas particularidades. Este ano, a programação inclui palestra com renomados players do setor, como o sócio da Signo Engenharia e coordenador do Núcleo Parede de Concreto, engenheiro Ary Fonseca Jr, que analisará o cenário atual do mercado no Brasil. Haverá também a apresentação de diversos cases, como da HM Engenharia (SP), da FFB Construções em Aracaju (SE) e da Moura Dubeux e o Empreendimento Arborê, em Fortaleza (CE). O evento contará ainda com uma palestra do engenheiro Francisco Graziano, sócio da Pasqua & Graziano, sobre a importância do projeto estrutural na execução e eficiência de prédios altos em paredes de concreto.
Outro destaque da Concrete Show é o Seminário IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto). Com a proposta de discutir os desafios da cadeia construtiva do concreto no país. O evento propõe uma programação que aborda temas como a captura de carbono na cadeia do concreto, com palestra da professora Dra. Edna Possan, do Instituto Latino Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila); abordagens de sustentabilidade para o segmento, com o professor Dr. José Marques Filho, do Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná e Desafios para a Sustentabilidade do Concreto no Brasil, e com o diretor IBRACON e coordenador do Comitê de Sustentabilidade IBRACON/ ABECE/ ABCIC, Carlos Massucato.
O Senai também participa do evento, com um espaço de destaque na programação. No dia 8, promove palestras que abordam os seguintes temas: Grandes Negócios Através de Pequenas Empresas na Construção Civil; a Jornada de Transformação Digital na Construção Civil; Inteligência Artificial Transformando a Logística na Construção Civil; e Gestão de Energia na Construção Civil
Outro destaque da programação é o Seminário Internacional ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), que abordará a industrialização da construção em concreto, suas tecnologias e soluções rumo à neutralidade de carbono. Estão previstas palestras sobre Construção Modular e Off Site; Sistema Construtivo Ecoparque; Sustentabilidade, entre outros.
Representantes da Votorantim comandam também um painel sobre ESG e o Compromisso da Indústria Cimenteira; Estratégias de Sustentabilidade na Indústria Cimenteira; As Alavancas de Sustentabilidade na Cadeia do Concreto; e Mulheres na Construção e Diversidade. A empresa promove ainda o painel “O Aço Verde na Construção Civil”, com a participação do diretor executivo da NHZ, Ricardo Hoffmann, e do proprietário da Udiaço, Hélio Tevisan. O painel contará com a mediação do diretor de Sustentabilidade da Aço Verde do Brasil, Sandro Raposo.
Já o 15o Seminário de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho da ANAPRE (Associação Nacional Pisos Revestimentos Alto Desempenho) traz à discussão os seguintes temas: Projeto e Execução de Juntas em Pisos Industriais com barras de FRP; Execução de Pisos de Concreto – Cuidados para obtenção da qualidade planejada; Sustentabilidade e Net Zero; Brookfield - Uma visão de qualidade em pisos industriais; Reduzindo a Pegada de Carbono na Construção Utilizando Concreto Reforçado com Fibras Sintéticas; e RAD para Indústria 4.0.
Nesta edição do Concrete Show acontece também o Seminário Alugar São Paulo. A programação inclui as temáticas sobre empreendedorismo; prevenção de fraudes em locadoras; os princípios que impulsionaram a Casa do Construtor, maior franquia do setor rental; o IPAF: International Powered Access Federation; Manutenção Eficiente, Negócio Rentável: Encontre a Fórmula para o Sucesso da sua Locadora, e um painel para enfatizar a presença feminina na Locação.
Outros temas abordados durante o Concrete Show serão Estrutura de Custos na Mineração, Ações Institucionais do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração) em Prol da Mineração Brasileira; Ações em Prol da Autorregulação na Mineração de Agregados para Construção; Autorregulação na mineração de agregados para construção: o cadminário; e a proteção do vergalhão contra a corrosão mediante galvanização a fogo.
Feira de Negócios
A 14ª edição do Concrete Show será realizada de 8 a 10 de agosto no São Paulo Expo, na capital paulista. Na feira de negócios do evento estarão marcas nacionais e internacionais que atuam em diversos segmentos da cadeia construtiva, entre eles: cimento e concreto; equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica; estruturas metálicas e obras de caldeiraria pesada; extração de pedra, areia e argila; ferramentas (para alvenaria, carpintaria, marcenaria, pintura, vidraçaria, assentamento, eletricidade e hidráulica); equipamentos de medição e controle; máquinas e equipamentos no uso da construção; produtos cerâmicos, de material plástico e siderúrgicos; e tintas, vernizes, esmaltes e revestimentos.
Este ano, o evento terá uma expansão de 25% no número de marcas presentes e de 34% na área de exposição, chegando a 30 mil metros quadrados. O gerente de Produto do Concrete Show, Fernando D’Ascola, identifica no mercado uma demanda por dinamizar a interação entre oferta e demanda. “Os desafios do cenário econômico atual são intensos e as empresas do setor optam por estratégias comerciais mais assertivas. O evento aparece, então, como uma solução para estarem mais próximas dos clientes em um ambiente que favoreça a prospecção de negócios”, analisa.
Matéria publicada na Abrainc