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Conflito entre Rússia e Ucrânia aumenta custo de insumos do cimento

A guerra entre Rússia e Ucrânia tem gerado muitas incertezas no mercado da construção civil. E, sobretudo, para a indústria nacional e do cimento, o impacto deve ser grande – ainda mais porque o conflito acontece justamente num momento de recuperação do setor.  
 
“De 2006 a 2014, foi um período exuberante. Em 2014, tivemos um recorde de venda de cimento, com 72 milhões de toneladas vendidas. De 2015 a 2018, foi a pior crise da nossa história, com cerca de 30% de perda de vendas e capacidade ociosa de 47% no setor. A partir de 2019, começamos a ter uma recuperação – crescemos 3,5% neste ano. Em 2020, com a pandemia, fomos surpreendidos – tivemos uma queda no acumulado de vendas de 11% de janeiro a abril. No entanto, no ano todo, crescemos 10,6%. Em 2021, houve um crescimento de 6,5%.  A guerra é uma continuidade disso, mas também é uma situação mais grave e mais radical que já vínhamos tendo. Afinal, desde 2020, com o advento da pandemia, já estávamos com um ritmo de inflação de custos enorme”, pontua Paulo Camillo Penna, presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC).
 
Entretanto, esta situação se agrava não só no Brasil, mas no mundo todo. “A forte pressão no preço das commodities está afetando o mundo. A situação se agrava em razão da guerra da Rússia contra a Ucrânia que, inevitavelmente, afetará ainda mais o valor do petróleo, do gás, do carvão e do coque no mercado global. Desta forma, a indústria nacional e do cimento, em particular, estão enfrentando aumentos ainda mais expressivos nos seus custos de produção. Existe hoje uma realidade no Brasil e no exterior marcada por significativa majoração nos preços das commodities, afetando diretamente o setor cimenteiro”, aponta Penna.
 
De acordo com Penna, em razão desse complexo cenário somado ao aperto monetário, incerteza fiscal e política e outros vetores que apontam para o baixo crescimento, a indústria do cimento projeta um agravamento da performance da atividade ao longo do ano.
 
Commodities afetadas
 
Algo importante de se levar em consideração é o preço do coque. “Ele está correlacionado ao preço do carvão. Ainda não há dados do preço do coque, mas em razão de ele ser ligado ao preço do carvão é esperado um reajuste importante. Em 2020, o preço do coque subiu 125%, enquanto que em 2021 ele cresceu 98%. Já o carvão, por sua vez, em 2021 custava US$ 169 a tonelada. Em março de 2022, já com a guerra ele estava em US$ 420. Ele chegou a bater um pico de US$ 435 no início do mês, e no dia 15 de março, ele estava US$ 361,50”, revela Penna. 

Além disso, o preço do coque deve ser impactado pelo desarranjo de rotas e gargalos importantes no transporte marítimo, com recorde no preço do combustível dos navios. 
 
Por fim, há também outros itens que geram pressões de custo na indústria do cimento e que em 2021 já apresentaram aumentos. “O gesso, que é uma das adições, aumentou 96%. Já os refratários para fornos aumentaram 40% em 2021. Ainda, o frete rodoviário aumentou 28%, enquanto a energia elétrica subiu 69%”, destaca Penna. 

Como se preparar para este cenário?

 

Na opinião de Penna, uma das possibilidades para minimizar os efeitos deste conflito passa pelo uso de combustíveis alternativos. “A ideia é substituir o uso do coque ao máximo possível por outros combustíveis com emissões mínimas, uma vez que se trata de um combustível fóssil dolarizado e 90% dele importado. Aqui no Brasil, temos a publicação “Roadmap Tecnológico do Cimento”, cujo um dos estudos é justamente para reduzir a emissão de CO2, o que passa pelo uso de combustíveis alternativos como a biomassa. No Brasil, há um mapeamento de possiblidades – no Norte, por exemplo, tem o caroço do açaí, a casca de babaçu, o cavaco de madeira dos reflorestamentos, a moinha de carvão, a palha de arroz, entre outros. Há também a possibilidade de usar resíduos industriais como papelão, metais, tintas, borras e químicos. E o mais importante, que temos investido bastante: o lixo doméstico e comercial – tudo aquilo que não é orgânico. Isso tem um ganho significativo porque acaba com os passivos ambientais – todos esses resíduos viravam passivos, sendo o mais grave no lixão. Estamos usando esse resíduo para fazer CDR combustível derivado de resíduo) ou CDRU (combustível derivado de resíduo -urbano)”, sugere Penna. 

E os resultados na substituição por combustíveis têm sido positivos no Brasil. “De acordo com uma auditoria internacional Get The Numbers Right, que avalia 800 indústrias de cimento no mundo inteiro, em 2014, o Brasil usava 15% de combustíveis alternativos (entre biomassa e resíduos industriais). Em 2019, esse índice subiu para 31%”, conclui Penna.
 
Matéria publicada no Massa Cinzenta

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