Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Conheça o 1º estádio do Brasil construído com tecnologia BIM

Com capacidade para 46.000 lugares, a Arena do Galo é o primeiro estádio brasileiro construído 100% com o emprego da tecnologia BIM (Modelo de Informação da Construção). As partes estrutural, arquitetônica e de instalações foram digitalmente projetadas antes de serem viabilizadas no canteiro de obras. Até que começasse a execução, por 2 anos o projeto do estádio foi submetido aos softwares em BIM para que todas as possibilidades de interferência pudessem ser analisadas e corrigidas.  

Segundo o gerente de projetos da obra, o engenheiro civil Diego Fernandes Pontes, o uso do BIM permitiu identificar os ajustes necessários nos projetos de estrutura, arquitetura e de instalações hidráulicas e elétricas, eliminando problemas que, usualmente, são detectados durante a execução. Isso tem permitido que o cronograma de construção do estádio esteja em dia. O prazo é de 30 meses e a entrega da obra está mantida para outubro de 2022. A fase de execução começou em abril de 2020.  

A arena do Atlético Mineiro está em construção em Belo Horizonte-MG e terá 180 mil m² de área construída. O volume de concreto envolve 38.000 m³ de material pré-fabricado e 46.000 m³ de estruturas moldadas in loco, além de 7.400 toneladas de aço em vergalhão e cordoalha e 4.000 toneladas de estruturas metálicas. O custo da obra de 560 milhões de reais segue mantido e, segundo Diego Fernandes, muito em função da adoção do BIM. “Um projeto dessa amplitude só tem a ganhar com a tecnologia. Em todos os aspectos: planejamento, segurança técnica, construtivo, custo, ambiental e prazo de execução”, diz. 

Indiretamente, construção induz a geração de 13 mil postos de trabalho  
O projeto da Arena do Galo utiliza a versão BIM 6D, que está vinculada à eficiência energética, pegada de carbono, manutenção e operação do estádio em seu período de vida útil. A tecnologia, juntamente com o emprego da construção industrializada, também resultou em um canteiro de obras mais enxuto. No pico da obra, mil trabalhadores atuam na construção do estádio. No entanto, segundo o SindusCon-MG, houve um incremento na geração de empregos na cadeia produtiva da construção civil local, já que foi dada prioridade para fornecedores de Belo Horizonte e do entorno da capital mineira. Segundo o sindicato, o estádio induz a geração de 13 mil postos de trabalho. 

Outra inovação que envolve a Arena do Galo é que se trata do primeiro estádio brasileiro a passar por um ensaio de túnel de vento. O teste foi realizado em Londres-Inglaterra, pela BMT Fluid Mechanics. A verificação das pressões e esforços de vento permitiu otimizar o projeto estrutural da obra. A maquete estrutural incluiu a topografia do local e os prédios e residências no entorno do estádio, para que a obra não causasse danos nas construções vizinhas. A mesma empresa que promoveu o ensaio de túnel de vento foi também a que avaliou arenas recentemente construídas na Inglaterra, como New Anfield, Emirates Stadium e Old Trafford.  

De acordo com o gerente de projetos da obra, o engenheiro civil Diego Fernandes Pontes, projetos em BIM envolvem uma grande gama de disciplinas e exigem sintonia entre os projetistas. “Isso demanda uma coordenação muito eficaz, para que se possa usufruir ao máximo da tecnologia”, completa.

Matéria publicada no Massa Cinzenta

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!