Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Construtechs e Proptechs ativas cresceram 13.82% no último ano no Brasil

Atualmente, o ecossistema de Construtechs e Proptechs segue um fluxo contínuo de expansão no mercado de construção civil.
 
De acordo com o 6º Mapa de Construtechs & Proptechs, da Terracotta Ventures – empresa de venture capital da América Latina dedicada aos mercados imobiliário e de construção civil, os últimos seis anos apresentaram um crescimento de 282% no número de startups atuando no setor.
 
No período entre maio de 2021 e maio de 2022 foram identificadas 955 startups ativas ao longo de todo o ciclo de projetos, construção, aquisição e propriedades em uso nos ramos da construção civil e de imóveis.
Entre elas, 64.58% são Proptechs focadas no ambiente de transações e propriedades em uso, já nos 35.42% restantes estão as Construtechs, voltadas à jornada de projetos e construção.
 
“Isso representa aumento de 13.82% nos negócios dedicados ao setor, o que evidencia que o ecossistema de inovação continua amadurecendo e originando startups disruptivas no mercado”, avalia Marcus Anselmo, managing partner da Terracotta Ventures.
 
O mapeamento também apontou que, no último ano, foram feitos 67 investimentos envolvendo startups do segmento. O número resultou num crescimento de 11.6% no volume de rodadas de investimento em construtechs e proptechs no país, no comparativo com o Mapa de 2021.
 
Dados – O Mapa de Construtechs & Proptechs 2022 revelou que as rodadas de investimentos em startups dos setores de construção civil e mercado imobiliário movimentaram R$ 5.83 bilhões entre maio de 2021 e maio de 2022.
 
Entre as teses em destaque estão as Real Estate fintechs, Real Estate as a Service (REaaS) e transações imobiliárias digitalizadas.
 
Esse dado aponta para uma mudança no valor dos aportes e no estágio desses investimentos. “Estamos em uma fase posterior àquela das ideias brilhantes, agora vemos empresas mais robustas e com executivos mais experientes, enquanto há investidores que entendem melhor sobre esse mercado. Este é o momento de apostas mais significativas em negócios mais relevantes. Os empreendedores estão mais qualificados para entregar o prometido aos investidores que apostaram em seus negócios”, ilustra Anselmo.
 
Ainda segundo o levantamento, cerca de 12,4% das startups que estavam presentes na edição 2021 do mapa de Construtechs e Proptechs, encerraram suas atividades.
 
São Paulo – De acordo com o mapa, cerca de 43,12% do total das startups Construtech e Proptech do Brasil concentram- se em São Paulo, que é seguido por SC, PR e MG (11,44%, 10,45% e 8,69% respectivamente).

Na região nordeste, o número de startups cresce no estado do Ceará, que se iguala a Bahia e Pernambuco como os estados com as maiores quantidades de Proptechs & Construtechs da região, com 3,96% da base.

Matéria publicada na Grandes Construções

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!