Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 102º Newsletter Edição Especial 94

No primeiro encontro das entidades do Mesmo Lado; do qual a ABCIC é integrante e representada por mim, a FGV trouxe uma análise da economia e seus impactos na construção. O fim do conflito entre a Rússia e a Ucrânia e a reinserção russa no mercado de commodities e de capitais podem contribuir para reverter a alta das commodities internacionais. Por outro lado, o aumento da taxa de juros vai estreitando o acesso ao crédito imobiliário. A redução da inflação não será acompanhada neste ano pela queda da Selic.
Além disso, o Sistema Confea/Crea e Mútua comemoraram o número de profissionais mulheres inscritas em fevereiro: 200 mil engenheiras, o que reforço o aumento da atuação feminina no segmento.
No caso da construção, em fevereiro, novamente, o setor gerou novos postos de trabalho com carteira assinada. Foram 39.453 vagas, o que representa 12% do total do saldo do país e uma quantidade 9% maior do que em janeiro. Com isso, o setor acumula nos dois primeiros meses do ano 75.615 novos empregos.
Por fim, trazemos na newsletter uma análise da CBIC sobre o cenário político; o decreto do executivo que disciplina o regulamento do marco legal do saneamento básico; duas avaliação da FIESP sobre o custo da energia sobre os materiais e a necessidade de se investir 4,5% do PIB em infraestrutura ao longo da próxima década; e divulgação da USGBC (United States Green Building) sobre o Brasil ser o quinto país no mundo com maior número de construções ESG.
Um abraço a todos
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!