Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 106º Newsletter Edição Especial 98

A indústria da construção apresentou dois índices positivos. O primeiro é o Índice de Confiança da Construção (ICST), do FGV IBRE, que subiu 4,8 pontos em abril, para 97,7 pontos, o maior nível desde janeiro de 2014 (97,8 pontos). O segundo é a abertura de 25.059 empregos em março de 2022 – aumento de 1,05% sobre o total do contingente empregado. 

Contudo, o setor segue atento ao aumento dos custos no setor. O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) subiu 0,87% em abril, percentual superior ao apurado em março, quando registrou taxa de 0,73%. Com este resultado, o INCC-M acumula alta de 2,74% no ano e 11,54% em 12 meses.

Na área político-econômico, o destaque é para a publicação do Decreto nº 11.055/ 2022, publicado no Diário Oficial da União (DOU) da sexta-feira (29/04), que ampliou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para 35%. A medida passou a valer no dia 1º de maio.

Sobre a pré-fabricação de conreto, a fib promoverá um webinar no dia 1º de junho sobre o Boletim 101 - Precast Concrete in Tall Buildings, lançado no final do ano passado. A ideia do evento online gratuito é trazer os principais temas abordados no relatório.    

Por fim, a newsletter conta com duas matérias sobre novas tecnologias para o concreto e, no segmento imobiliário, a informação de que os financiamentos com recursos do SBPE atingiram R$ 14,8 bilhões em março de 2022, de acordo a Abecip.

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!