Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 107º Newsletter Edição Especial 99

Nesta semana, foi anunciada a redução da alíquota do imposto de importação sobre o vergalhão de aço de 10,8% para 4%. A decisão vai diminuir o impacto do aumento expressivo do custo da construção e foi comemorada pelo setor.

O Sinduscon-SP avalia que as variáveis que impactam a economia e a indústria da construção estão maiores, devido à reorganização logística precária, a importância crescente da China, os efeitos da invasão da Rússia à Ucrânia, e o esgotamento da capacidade de investimento do poder público do Brasil. Os fatores como queda na renda, elevação das taxas de juros, dependência de financiamento de bens de consumo também ajudam a afastar a possibilidade de uma recuperação um pouco mais sustentada da economia. 
  
As vendas da indústria do cimento no mês de abril seguiram a tendência de retração do primeiro trimestre de 2022 e registraram queda de 2,9% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Em termos nominais foram comercializadas 5,2 milhões de toneladas, de acordo com o SNIC. Ainda na área de cimento e, também, no segmento de concreto houve o lançamento mundial de uma série de iniciativas de aceleração Net Zero para ajudar as indústrias a se descarbonizarem.

Mesmo com o impacto do aumento de preços e a tendência de alta nos juros, o índice de vendas de imóveis residenciais se manteve próximo à estabilidade no primeiro trimestre de 2022, de acordo com dados da ABRAINC em parceria com a Deloitte.

Por fim, destaco a realização presencial do Abcic Networking X na próxima semana. A newsletter traz ainda a avaliação sobre o Brasil ser o líder do ranking de maiores juros reais do mundo; as novas ações e medidas práticas da Caixa para o mercado imobiliário; e a informação sobre o requerimento protocolado pela CBIC e pela Aneor sobre reequilíbrio de contratos em infraestrutura.

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!