Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 109º Newsletter Edição Especial 101

O reencontro promovido pelo ABCIC Networking X foi especial e marcou o retorno das atividades presenciais de nossa entidade e de nosso setor. As apresentações trouxeram um conteúdo importante e os convidados e associados puderam conhecer as prioridades do recém-eleito Conselho Estratégico e as próximas ações da ABCIC.  

Já no setor da construção, a alta nos custos dos materiais está resultando em desequilíbrio econômico e financeiro nos contratos de obras públicas, além de provocar atrasos e demissões de funcionários, segundo pesquisa da CBIC. Por outro lado, o Índice de Confiança do Empresário (Icei) dos empresários e executivos da indústria de construção da CNI subiu em maio 0,7 ponto, para 56,2 pontos. O resultado é o melhor para maio desde 2012, quando alcançou 60,9 pontos.  
 
No caso do mercado imobiliário, a CBIC divulgou que houve uma queda de 42,5% no número de lançamentos no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o quatro trimestre de 2021. A redução foi decorrente do aumento no preço de insumos e a conjuntura econômica. Em termos institucionais, foi realizado o 2º Encontro de Entidades do grupo Do Mesmo Lado em 2022, com a participação de 41 representantes de entidades do setor da construção civil, incluindo nossa participação.

Na newsletter ainda estão matérias sobre o estudo do Ministério de Minas e Energia que mostra que a tecnologia pode reduzir o uso de energia na construção; a queda nas contratações de projetos do Casa Verde e Amarela no primeiro quadrimestre do ano; a necessidade de qualificação de 9,6 milhões de pessoas até 2025 para atender as indústrias; e a regulamentação de um decreto sobre o mercado de carbono e emissão de gases de efeito estufa

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!