Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 114º Newsletter Edição Especial 106

O Sinaprocim realizou no dia 28 de junho a solenidade para diplomar o Conselho Deliberativo da entidade para o mandato de 2022 a 2026. Carlos Gennari, presidente Honorário da Abcic e eu fomos diplomados como conselheiros para essa gestão. Essa participação será importante para o desenvolvimento técnico e de relacionamento de nosso setor.  
 
Tanto o Índice de Confiança da Construção da FGV como o Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção, da CNI, subiram no mês de junho, o que mostra que no primeiro semestre houve um aumento da confiança da construção.  
  
O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) subiu 2,81% em junho. Sobre a elevação dos custos com materiais, o ENIC trouxe um debate sobre o tema e reforçou a questão da importação de materiais, bem como a necessidade de parceria com fornecedores, a educação sobre o tema e, principalmente, o planejamento. 
  
Em uma reunião no Sinduscon-SP, Camillo Penna, presidente da ABCP e do SNIC, afirmou que a elevação dos preços do cimento está ligada aos aumentos do coque e da energia. Disse que não faltará cimento neste ano, as fábricas ainda têm capacidade ociosa e algumas permanecem fechadas. Mostrou preocupação com a queda de demanda. Disse que as cimenteiras também têm procurado reduzir custos e informou que conseguiram avançar na redução de suas emissões de carbono. 
 
A newsletter desta semana ainda apresenta os indicadores de junho do setor da construção, elaborados pelo Deconcic/FIESP;  traz a cobertura dos últimos dias do ENIC; uma avaliação da CNI sobre a necessidade de mais que dobrar os investimentos para manter a infraestrutura existente; e uma pesquisa sobre o uso de microalgas para retirar o carbono do cimento. 
 
Um abraço a todos! 
 
Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!