Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 116º Newsletter Edição Especial 108

Uma dos desafios constantes nesses últimos anos na área da construção tem sido o aumento do preço dos insumos. Na avaliação da CBIC, para mitigar essa questão, pode-se incentivar a concorrência e a diversidade no mercado; abrir um canal externo de compras; formar cooperativas de compras; e investir em inovação, produtividade e pesquisa. Além disso, o custo da construção segue em alta no mês de junho, com a elevação do custo com materiais e equipamentos em 1,07%, do custo com a mão de obra, em 3,35%, e o custo com serviços, em 0,68%.

Na área de cimento, as vendas fecharam em queda no primeiro semestre. Foram 30,8 milhões de toneladas comercializadas, o que representa uma diminuição de 2,7% em relação ao primeiro semestre de 2021. Por outro lado, o número de pessoas que trabalham na construção subiu 29,8% nos últimos dois anos e as vendas de imóveis cresceram 23% no último trimestre móvel (fevereiro a abril).

Em termos econômicos, uma avaliação da FGV para o Sinduscon-SP mostra a importância de analisar o biênio em lugar de focar apenas no ano em curso, especialmente, com a alta da inflação e a implementação de medidas heterodoxas, que podem gerar desafios para o futuro próximo.

Nesta semana, também estão em destaque o artigo de minha autoria publicado no site da Concrete Show; e as matérias sobre o Fili 2022, evento da Abrainc, no qual fomos representados pelo Wilson Claro, diretor de Marketing da Abcic ; a nomeação de Ronaldo Cury como diretor titular do Deconcic/FIESP; a queda do faturamento da indústria de materiais em junho, divulgada pela Abramat; e a ampliação da faixa de renda e diminuição dos juros pelo Conselho do FGTS.

Um abraço a todos! 
 
Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva 
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!