A industrialização está em destaque. No final da semana passada, o Sinduscon-SP e a AsBEA divulgaram um manifesto a favor de intensificar, na construção de edifícios residenciais, a industrialização já adotada com sucesso em obras institucionais e de infraestrutura. O manifesto demonstra os benefícios de se repensar a construção como um processo de montagem.
Além disso, a CBIC promoveu uma live sobre o Projeto Construa Brasil, que está baseado em três eixos: digitalização, desburocratização e industrialização. Também a Concrete Show fez uma divulgação sobre nosso seminário “Avanços e Viabilidade da Pré-fabricação em Concreto na América Latina”, que acontecerá no dia 11 de agosto.
Já no setor da construção, o número de ocupados alcançou 7,2 milhões de pessoas, superando o nível pré-pandemia – no primeiro trimestre de 2019, o número de ocupados na construção era de 6,7 milhões de pessoas. E o aumento da atividade setorial está sendo percebido em todos os segmentos.
Nesta semana, a newsletter divulga parte dos dados do Boletim Macrovisão da FIESP e a aberturas das inscrições do Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado, do qual fazemos parte. Aborda também dez exemplos de sustentabilidade na construção, incluindo a industrialização; a reunião das entidades Coalizão da Indústria com o Ministro da Economia, Paulo Guedes; e o lançamento do desafio de inovação ESG feito por grandes empresas da construção para startups.
Um abraço a todos!
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva