Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 118º Newsletter Edição Especial 110

Entre os dias 9 e 11 de agosto, acontece a Concrete Show e para o retorno desse importante evento, preparamos um seminário internacional com a presença de dois renomados engenheiros para tratar da viabilidade da pré-fabricação de concreto no Brasil e no exterior. Será uma oportunidade de reencontrar diversos players do setor e conferir novidades da feira.

Nesta semana, saiu a edição de julho da revista Negocio & Construcción. Em minha coluna, abordo o tema fundações e os benefícios da aplicação das estacas pré-fabricadas de concreto em diferentes projetos bem como a normalização vigente no Brasil. 

No setor da construção, a CBIC divulgou um balanço sobre o mercado da construção. A previsão de crescimento para o PIB do setor é de 13,5% em 2022. Outro ponto ressaltado foi a falta ou o alto custo dos insumos, que continua sendo, pelo oitavo trimestre consecutivo, o principal problema do segmento. Dois índices trataram da confiança do setor. Por um lado, o Índice de Confiança do Empresário da Construção (Icei) mostra um otimismo moderado, com 56,8 pontos. Por outro lado, o Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 0,7 ponto em julho, para 96,8 pontos, abaixo dos 100 pontos que denota otimismo.

Outros destaques da newsletter são a mesa redonda sobre neutralidade climática, promovida pela ABCP e pelo SNIC, para lideranças da construção, incluindo minha participação representando a ABCIC; os desafios da construção modular; o impacto da alta de custos de insumos nas obras de infraestrutura; o andamento do marco do saneamento, após completar dois anos neste mês de julho.
Um abraço a todos! 
 
Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!