Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 119º Newsletter Edição Especial 111

A sustentabilidade tem estado presente nas principais discussões do setor da construção. Tanto é que a Abrainc, Sinduscon-SP e Secovi-SP uniram-se e formaram o Comitê Estratégico de Mudanças Climáticas para traçar um plano de trabalho com as incorporadoras, construtoras e entidades com o objetivo de definir as metas setoriais. Essa ação visa ainda estimular incorporadoras e empresas da cadeia a produzir inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e gerar ações efetivas que colaborem para as metas de redução.

Em termos de geração de emprego, a construção manteve seu dinamismo neste primeiro semestre. Segundo da PNAD Contínua, o setor encerrou o segundo trimestre de 2022 com 7,487 milhões de pessoas ocupadas no país, crescimento de 3,8% em relação aos primeiros três meses do ano (7,213 milhões. Já o Caged informou que a indústria da construção abriu 30.257 empregos em junho de 2022, um aumento de 0,49% sobre o total do contingente empregado em maio. No primeiro semestre, o setor empregou mais 184.748 trabalhadores.

Lembramos ainda que na próxima semana, no dia 11 de agosto, acontece nosso seminário Avanços e Viabilidade da Pré-fabricação em Concreto na América Latina, durante a Concrete Show. A Abcic contará ainda com um estande institucional na feira. O nosso evento foi escopo de uma matéria publicada na revista Grandes Construções.

Outros destaques da newsletter são as projeções para inflação em 2022; a recriação do grupo tripartite para acompanhamento da NR-18; a avaliação da indústria de materiais para construção no mês de julho; o anúncio de novas concessões de aeroportos neste mês de agosto; e a produção de um cimento sem carbono pela Universidade do Colorado

Um abraço a todos! 
 
Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!