Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 124º Newsletter Edição Especial 116

No dia 13 de outubro, coordenaremos o Seminário sobre Pré-Fabricados no Congresso Jubileu de Ouro do IBRACON, com a participação de importantes especialistas do Brasil e do exterior. O evento marcará o lançamento da ABNT NBR 9062 - Comentada e com Exemplos Numéricos, que foi organizada pelo CT 304 - Comitê Técnico IBRACON/ABCIC de Pré-Fabricados de Concreto. É uma oportunidade imperdível para nosso setor. 

No setor da construção, cresce a confiança dos empresários, segundo o Índice de Confiança da Construção (ICST), que subiu 3,5 pontos em setembro, para 101,7 pontos, maior nível desde novembro de 2012 (102,3 pontos). O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) desacelerou para 0,10% em setembro, percentual inferior ao apurado no mês anterior, quando registrou taxa de 0,33%.
 
Além disso, a ABRAINC, o Secovi-SP e o SindusCon-SP lançaram o Projeto Aliança para redução de GEE (Gases do Efeito Estufa) no setor de construção e incorporação imobiliária, destacando a necessidade de as empresas se unirem para produzir inventários individuais de emissão de GEE e participarem dos trabalhos para a definição das metas setoriais, e para definir os Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas, medida a ser cumprida por diversos setores da economia com base no Decreto Federal 11.075, de 19 de maio de 2022. Ainda sobre esse tema, um estudo internacional mostra que a transição para uma economia zero carbono tem potencial para gerar um saldo positivo de 15 milhões de empregos na América Latina e Caribe até 2030.

Na área imobiliária, o número de novos imóveis comercializados no Brasil aumentou 18% no primeiro semestre de 2022, quando comparado ao mesmo período de 2021. Ao todo, foram vendidas 87.655 unidades nos seis meses. Os dados são da ABRAINC. Já em infraestrutura, a CNI listou uma série de ações imprescindíveis para o Brasil avançar nesse segmento. Em economia, pela 13ª semana consecutiva, o Boletim Focus do Banco Central reduziu as estimativas para a inflação em 2022. 

Outros destaques da newsletter são a avaliação do professor Bernardo Tutikian sobre as tecnologias do concreto, a cobertura da live do Comitê de Entidades Do Mesmo Lado, com o secretário Nacional de Competitividade e Produtividade, Alexandre Ywata, e a eleição da ABNT para o Conselho da ISO.

Um abraço a todos! 
 
Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!