Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 125º Newsletter Edição Especial 117

A indústria da construção segue contribuindo na geração de empregos no Brasil. Em agosto, foram abertos 35.156 novos postos de trabalho, um aumento de 1,39% sobre o total do contingente empregado em julho, mês em que criou 32.082 vagas de emprego.

Na área econômica, os dados da Pnad Contínua e do Caged mostram que o mercado de trabalho está aquecido, enquanto a manutenção da taxa Selic em 13,75% encerra um ciclo de alta neste ano. A pesquisa Focus também ampliou as projeções do PIB para 2022, com 2,67% de crescimento.
 
No segmento imobiliário, mesmo com os juros a 13,75%, as taxas de financiamento continuam atrativas e não há cenário para o seu aumento com a estabilidade da Selic. Além disso, a Abrainc promoveu o Incorpora 2022, que trouxe um balanço do mercado imobiliário pós-pandemia, o papel do setor para o crescimento do Brasil e os desafios para o futuro. Já a indústria de materiais para construção indica desempenho regular em setembro. Para 61% dos associados da ABRAMAT o mês apresentará resultado regular.

A newsletter desta semana destaca minha participação no podcast “Desconstruindo, da MC-Bauchemie, no qual faço avaliações sobre o setor da pré-fabricação de concreto, e a programação completa do Seminário de Lançamento da ABNT NBR 9062 - Comentada e com Exemplos Numéricos, que acontecerá no dia 13 de outubro, durante o Congresso do Jubileu de Ouro do IBRACON. Também estão incluídas as matérias sobre a previsão do leilão da BR-381, que liga Belo Horizonte e Governador Valadares, no 4º trimestre de 2022 e a publicação Programa de Estímulo à Conformidade Normativa Trabalhista – Governo Mais Legal – Trabalhista no âmbito do Ministério do Trabalho e Previdência.

Um abraço a todos! 
 
Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva 
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!