Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 131º Newsletter Edição Especial 123

O Projeto Construa Brasil, do qual a ABCIC faz parte, lançou os guias de boas práticas para a Melhoria dos Códigos de Obras e para o Processo de Concessão de Alvarás de Construção, que contribuem para reduzir a burocracia, melhorar a segurança jurídica e gerar maior transparência e agilidade nos processos de aprovação de construções.

A indústria da construção voltou a reduzir o ritmo de criação de novos empregos, ao abrir 5.348 postos de trabalho com carteira assinada em outubro, bem como o Índice de Confiança do Empresário (Icei) da indústria da construção, pesquisado pela CNI, caiu 6,2 pontos em novembro, para 53,9 pontos.

O CONSIC da FIESP, que conta com a participação da ABCIC, avaliou que um dos primeiros entraves para o desenvolvimento do setor da construção está na burocracia do Brasil, seguido pela taxa de juros reais, cujo patamar elevado atrapalha a cadeia produtiva e diminui a margem para crescimento. Nesse sentido, o Banco Central elevou a projeção para a Selic em 11,5% para 2023, devido à política fiscal com a PEC da transição.

A newsletter desta semana traz ainda uma matéria sobre a COP27 e a indústria da construção e a repercussão na imprensa dos vencedores do Prêmio Obra do Ano bem como da palestra do engenheiro Ricardo França sobre o uso da pré-fabricação de concreto em edifícios altos no ENECE 2022.

Um abraço a todos! 
 
Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva 
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!