Os benefícios da industrialização da construção, como a redução do tempo de obra, mais produtividade, qualidade, eficiência e diminuição de custos, foram destaque na imprensa brasileira em janeiro. Além disso, em nível internacional, a Revista Negocio & Construcción apresenta as perspectivas da pré-fabricação em concreto em 2023.
Na área da construção, a FGV mostrou que o Índice de Confiança setorial caiu 1,7 ponto em janeiro, apresentando o menor nível desde março de 2022. Ou seja, os empresários iniciaram o ano mais pessimistas ante ao último trimestre de 2022. Contudo, há a expectativa de que a desaceleração dos altos custos da construção deve se repetir neste ano. E, a taxa de juros elevada segue como o principal problema da indústria.
A primeira newsletter de 2023 ainda traz uma matéria sobre o ESG, cujos investimentos podem chegar a US$ 53 trilhões até 2025, segundo relatório do ESG Radar 2023. Os dados apontam que 90% dos entrevistados de diversas partes do mundo afirmaram que as iniciativas de ESG mostram retornos financeiros positivos nas organizações.
Outros destaques são a iniciativa da CBIC em levar sugestões de concessões e PPPs de baixo investimento ao ministro dos Transportes, Renan Filho, e a aprovação do Plano de Implantação e Implementação do BIM por parte da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura.
Um abraço a todos!
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva