Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 134º Newsletter Edição Especial 126

O Grupo Construção é +, que conta com a participação da ABCIC, publicou um novo artigo no jornal O Estado de São Paulo, abordando a importância da modernização do setor da construção para que o Brasil possa avançar ainda mais. Também o Valor Econômico traduziu uma matéria publicada no Financial Times, que destaca os benefícios da modularidade e como ela tem ligação com a construção de estruturas para as energias renováveis. 

Neste início do mês, a ABCIC esteve presente em dois eventos importantes do setor. A estudo “Produtividade e Oportunidades para a Cadeia da Construção Civil”, elaborado pela Deloitte e divulgado pela Abrainc, teve minha participação nos depoimentos e participação de nossos associados nos resultados. No evento de apresentação, o diretor de marketing Wilson Claro, representou a ABCIC. Já no Seminário “Acontecendo o Centro”, promovido pela AsBEA-SP, nossa entidade foi representada pelo Coordenador de Projetos Especiais, Paulo Santos Júnior.

Na área da construção, destaque para a avaliação da CBIC sobre o impacto da taxa de juros na construção, para as projeções para 2023 na área da indústria de materiais da construção e o aumento de 0,46% em janeiro do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que representa a maior alta desde julho de 2022 (0,86%). No cimento, em janeiro, as vendas totalizaram 4,9 milhões de toneladas, um aumento de 6,3% em relação ao mesmo mês de 2022 e de 7,9% frente a dezembro, de acordo com SNIC.

Neste mês de fevereiro, o mundo foi impactado pelo terremoto que causou grande destruição na Turquia e na Síria. A fib colocou sua expertise e seus profissionais técnicos para auxiliar a sociedade desses dois países naquilo for necessário, e criou uma página em seu website para tratar do tema. A entidade possui também uma página direcionada para oferecer suporte à Ucrânia. 

A newsletter ainda traz uma matéria sobre a ABNT NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos, que passou por um processo de revisão e de consulta popular.
 
Um abraço a todos! 
 
Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva 
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!