Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 76º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 68

Prezados Associados,

A construção industrializada foi destaque na coluna do jornalista Celso Ming, no Jornal O Estado de São Paulo. A matéria trata da elevação dos custos dos insumos, do avanço do uso de tecnologia e dos benefícios e desafios da pré-fabricação em concreto. Além da nossa participação, também foram entrevistados executivos da CBIC e do Secovi.

O setor da construção apresenta sinais positivos, segundo uma avaliação da FGV. A questão é a possibilidade de sustentação do movimento de melhora e a perspectiva de consolidação de novo ciclo de crescimento setorial, considerando agora o contexto de custos mais altos e elevação dos juros. 

Na área imobiliária, os números também são de crescimento. De acordo com um levantamento da CBIC, o país registrou aumento de 46,1% no número de unidades residenciais vendidas (apartamentos novos) no 1º semestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação aos primeiros três meses deste ano, as vendas de imóveis subiram 7,2% no 2º trimestre. O indicador Abrainc-Fipe do último trimestre móvel (março, abril e maio de 2021) mostra que a tendência positiva do setor se manteve firme no período. 

Já no habitacional, a Caixa Econômica Federal relevou durante uma reunião do Conselho Superior da Indústria da Construção da FIESP que deve lançar novos tipos de financiamento nesse segmento. O conselheiro da Abcic, Carlos Gennari, fez uma apresentação na ocasião sobre construção industrializada.

Nesta semana, a newsletter divulga também o comunicado de entidades da construção sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, pois o país ainda está em pandemia; a avaliação de construtoras sobre os financiamentos para o Casa Verde e Amarela; a definição das regras para redução de energia elétrica por parte das indústrias, uma entrevista com o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüeger, sobre engenharia e a governança corporativa, ambiental e social (ESG); e uma matéria sobre construção com impressão 3D de concreto.

Um abraço a todos.

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!