Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 82º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 74

O setor da construção está preocupado com a continuidade da crise econômica no próximo ano, uma vez que há sinais de inflação não antevistos pelos mais pessimistas meses atrás; a persistência do desemprego; a aceleração da elevação da taxa de juros; a recuperação abaixo do esperado do setor de serviços, a baixa atratividade e falta de confiança para a vinda de capitais estrangeiros. 

Por outro lado, o setor registrou, pelo oitavo mês consecutivo, resultados positivos no seu mercado de trabalho formal. Segundo os dados do Novo Caged, em agosto, foram geradas 32.005 novas vagas com carteira assinada em todo o País. Na indústria de materiais para construção, o otimismo é moderado em relação aos resultados de setembro. Ainda na newsletter trazemos os indicadores do segmento divulgados pelo Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da FIESP.

Na área da construção industrializada de concreto, foi publicada uma entrevista com o presidente do Conselho Estratégico da Abcic, Guilherme Philippi, sobre o papel da industrialização para o aumento da produtividade no setor. 


Em relação à conjuntura nacional, três notícias estão em destaque. A primeira é a declaração do assessor especial do Ministério da Economia, Jorge Lima, que afirmou que os destaques do Ministério são reformas tributária e administrativa, precatórios e Refis. A segunda trata da piora das projeções de inflação para este ano pelos analistas do mercado financeiro. E a última refere-se as tratativas para o estabelecimento de uma apólice de abrangente sobre a execução da obra e eventuais danos estruturais pós-obra, das unidades habitacionais enquadradas no programa Casa Verde e Amarela.

Por fim,  newsletter fala sobre o lançamento do primeiro núcleo de engenharia para Construção 4.0, a questão ESG na gestão dos ativos imobiliário, o reconhecimento pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) que a absorção de CO² pelo concreto compensa parte da emissão que ocorre durante a produção de Cimento Portland, e a cobertura do seminário EnRedes, que tratou de produtividade.

Um abraço a todos.

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!