Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 84º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 76

A industrialização da construção civil está em evidência neste mês de outubro, com o tema sendo debatido em importantes eventos no setor. Na semana passada, foi promovido o Webinar sobre Construção Industrializada, uma iniciativa do Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado, com apoio e realização das entidades voltadas ao tema, como a ABCIC. 

Nesta semana, tivemos o ENECE, que contou com a apresentação do professor Mounir Khalil El Debs sobre a aplicação de pré-fabricado de concreto em infraestrutura de pontes. Além disso, o Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2021 premiou nas categorias Infraestrutura, Edificações e Obras Especiais, projetos com estruturas pré-fabricadas ou pré-moldadas de concreto, como o Trimais Places, a Ponte do Rio Guaíba, o Parque da Cidade – Setor C e a Usina Eólica Tubarão. Já na próxima semana, haverá o painel sobre Construção Modular no Concrete Show Xperience e a jornada Tecnologias e Sistemas Construtivo.

Sobre o panorama do setor da construção, a FGV traz um estudo que mostra que a confiança do setor mostrou uma piora em relação ao futuro. Entre os setores da cadeia, comércio e a indústria de materiais lideraram a piora da percepção corrente dos negócios no mês.

Em termos de eventos, nesta semana acontece o ENIC, promovido pela CBIC, e trouxemos dois destaques do primeiro dia: o painel sobre aumento dos preços dos materiais, com a participação de especialistas, que trouxeram suas sugestões e ações para reverter esse incremento, e uma avaliação da economia e do setor da construção feita pelo economista Eduardo Gianetti. Além disso, o terceiro dia do Incorpora, evento da Abrainc, tratou da reforma tributária e do aumento da inflação

A newsletter também traz a avalição do mercado de materiais da construção realizada pela Abramat; uma entrevista com o arquiteto Paulo Campos sobre industrialização e arquitetura; o resultado da pesquisa da Abrainc sobre Covid-19 nos canteiros de obras; uma matéria sobre a influência da sustentabilidade ambiental nas construtoras; e o anúncio de que o PBQP-H irá credenciar construção verde em habitações populares. 

Um abraço a todos.

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!