Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 89º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 81

O aumento nos insumos dos materiais de construção impactou mais uma vez os números do mercado imobiliário no país. No 3º trimestre deste ano, as vendas de imóveis novos registraram queda de 9,5% ante o mesmo período do ano passado. Os lançamentos, contudo, subiram 13,6%. Por outro lado, o setor da construção abriu 285 mil novas vagas em 2021; e a Câmara dos Deputados prorrogou a desoneração da folha de pagamento até 2023. 

Na área imobiliária, em outubro, foram financiados 71,1 mil imóveis com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), nas modalidades de aquisição e construção. Apesar disso, o resultado foi 3,7% menor que o de setembro, mas 56,2% maior que no mesmo mês do ano passado. Além disso, o Conselho Curador do FGTS aprovou orçamento operacional de 2022 a 2025 com aumento dos subsídios para habitação.

Outros destaques da newsletter desta semana são: a cobertura do evento Jurídico do Sinducon-SP; uma matéria sobre as obras da Copa do Mundo no Catar, cujos estádios foram construídos com pré-fabricados de concreto; a designação de um relator para o PL da retomada de obras públicas paralisadas; e uma análise sobre o aumento dos preços de imóveis residenciais em outubro

Nesta semana, promoveremos a 10ª edição do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, que se consolidou como a maior premiação do setor no país. O evento terá transmissão online e serão entregues as homenagens as obras vencedoras nas categorias Edificações, Infraestrutura e Pequenas Obras, as menções honrosas de cada categoria e o projeto mais votado pelo Júri Popular. Contamos com sua participação. 

Um abraço a todos.

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!