Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 90º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 82

Nesta quinta, dia 2 de dezembro, realizamos o 10º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, em formato híbrido, com a presença dos homenageados no Milenium Centro de Convenções, e com transmissão online pelo nosso site para os profissionais da engenharia, construção e arquitetura. A solenidade foi importante para reforçar nosso comprometimento com o país e para apresentar as conquistas e evolução de nosso mercado.

A divulgação do PIB no terceiro semestre trouxe uma boa notícia para o setor da construção, que cresceu 3,9% sobre o período de abril a junho e 10,9% sobre o mesmo período do ano passado. Para a Fundação Getulio Vargas, o resultado deixa o setor mais próximo de um crescimento de 8% no ano.

Por outro lado, dois índices da construção apresentaram queda neste mês de novembro. O Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 0,8 ponto em novembro, para 95,3 pontos, a segunda queda consecutiva. Já o Índice de Confiança do Empresário (Icei) da Indústria de Construção, medido pela Sondagem da Indústria da Construção da CNI (Confederação Nacional da Indústria), recuou 0,4 ponto, para 54,9 pontos.

Além da divulgação desses indicadores,  o setor também reuniu empresários no Construbusiness, organizado pelo Departamento da Construção da FIESP, que conta com a participação da ABCIC. O evento elencou proposta baseadas nos seguintes pontos: reconstrução nacional; desenvolvimento urbano; desenvolvimento da infraestrutura econômica; responsabilidade com o investimento; aumento da competitividade; e criação de emprego e renda. Ainda no evento, foram debatidos os temas relacionados à insegurança jurídica, infraestrutura, saneamento, habitação e investimentos. O caderno do 14º ConstruBusiness sobre a retomada do Brasil no pós-pandemia já está disponível para download.

Outro encontro importante foi a última parte do ENIC, com a participação de membros do legislativo brasileiro. O presidente da CBIC, José Carlos Martins comentou sobre o potencial do setor e os desafios enfrentados neste ano, como o aumento dos preços dos insumos. Também foi realizada a última reunião das entidades que formam a iniciativa Do Mesmo Lado, com participação da ABCIC.

Por fim, a newsletter traz ainda uma matéria sobre a Ponte Guaíba que venceu o Prêmio Talento Engenharia Estrutural e cujos detalhes poderão ser vistos na próxima edição da Industrializar em Concreto, e uma reportagem sobre os investimentos em ferrovias.

Um abraço a todos.

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!