Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 92º NEWSLETTER EDIÇÃO ESPECIAL 84

Durante esses 12 meses as newsletters semanais da ABCIC, trouxeram as notícias mais relevantes da construção, engenharia, arquitetura, economia e política nacionais, juntamente com as informações sobre nossa indústria e nossa associação. Nesta última newsletter do ano, inserimos o link para a entrevista que concedi à Revista Estrutura, da ABECE, na qual tive a oportunidade de explorar importantes contextos sobre a industrialização e o papel da pré-fabricação em concreto.
Como destaque desta News estão os três estudos da Abrainc sobre o setor imobiliário, que mostram a estabilidade do mercado no 3º trimestre de 2021; a alta no lançamento de imóveis neste período em relação ao 3º trimestre de 2020; e a expectativa em alta de novos lançamentos no setor ao longo dos próximos 12 meses e também em relação à aquisição de terrenos para futuros empreendimentos. 
Na área de infraestrutura, um levantamento da ABDIB reforça que os leilões de concessão e parcerias público-privadas devem acrescentar mais de R$ 160 bilhões em investimentos privados nas áreas de transporte e saneamento até 2026.
No caso da indústria da construção, a CBIC promoveu um encontro com os jornalistas e ressaltou que o destaque do ano de 2021 foi o persistente aumento no custo do setor. De janeiro a novembro deste ano, o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) subiu 13,46%. O indicador está em seu maior patamar desde 2003.
Por fim, estão compiladas as matérias sobre o desafio da engenharia em atender a demanda por novas obras sem elevar a emissão de CO2, a aprovação pelo Senado Federal da desoneração da folha de pagamento, e a expectativa da Taxa Selic, além de um artigo sobre novos comportamentos de mercado e seus impactos na construção civil.
Um abraço a todos e um ótimo Natal e Ano Novo!
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!