Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 94º NEWSLETTER EDIÇÃO ESPECIAL 86

A indústria da construção brasileira abriu 244.755 novos empregos em 2021, uma alta de 11,62% ante 2020. Foi o quarto setor que gerou o maior número de postos de trabalho formais no ano passado. Além disso, segundo dados do IBGE, a construção registrou crescimento de 4,6% em sua população ocupada no trimestre móvel de setembro a novembro de 2021, em relação ao trimestre móvel de junho a agosto do mesmo ano.

Neste ano, o Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 3,9 pontos em janeiro, para 92,8 pontos – o menor nível desde junho de 2021 (92,4 pontos). Já o Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado (INCC-M) variou 0,64% em janeiro, percentual superior ao apurado no mês anterior, quando o índice registrou taxa de 0,30%.

Na área imobiliária, o Indicador ABRAINC-Fipe aponta para uma alta de 24,6% no lançamento de móveis no acumulado do ano (janeiro a outubro de 2021), em comparação ao período anterior, enquanto a Abecip divulgou que os financiamentos imobiliários com recursos da poupança encerraram dezembro com volume de R$ 16,7 bilhões. No segmento de materiais de construção, a Abramat trouxe o resultado da pesquisa com as lideranças das empresas associadas, que apontou para uma percepção regular para o início deste ano. 

Sobre nosso setor, a revista Negócio & Construcción fez um convite no mês de janeiro para que eu assinasse uma coluna mensal a respeito da pré-fabricação de concreto. A publicação, inclusive, fez uma entrevista na edição de janeiro comigo para trazer um panorama do setor no Brasil.

Por fim, a newsletter traz ainda informações sobre a nova portaria que estabelece novas diretrizes em relação à Covid-19 nos ambientes de trabalho e sobre os recursos do FGTS para a contratação de projetos habitacionais, saneamento e infraestrutura urbana, entre 2022 e 2025. 

Um abraço a todos

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!