Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 96º Newsletter Edição Especial 88

O Índice Nacional da Construção Civil encerrou janeiro com variação de 0,72%, o que significa a segunda menor taxa desde agosto de 2020. Contudo, a CBIC analisou que de janeiro/20 a janeiro/22 o custo com materiais e equipamentos subiu 50,04%. Apesar disso, o setor da construção registrou um crescimento expressivo em 2021. Para 2022, a entidade ponderou que há a preocupação com o incremento nos custos do setor. 
Já a CNI divulgou que as expectativas da indústria da construção para o nível de atividade, número de empregados, compra de matérias-primas e novos empreendimentos avançaram em fevereiro em relação a janeiro deste ano.
Ainda no setor, uma iniciativa importante foi realizada pelo Deconcic, da Fiesp, no qual participamos. O departamento está disponibilizando um banco de dados com os principais indicadores econômicos da cadeia produtiva da construção. 
Na área da pré-fabricação de concreto, temos dois destaques. O primeiro é o artigo de minha autoria publicado na revista chilena Negocio & Construcción seguindo a coluna mensal, que mostra o protagonismo da indústria brasileira nos eventos esportivos. Gostaria também de compartilhar com todos que fui indicada por uma comissão especial, para o fib Fellows 2022, pela contribuição aos objetivos da entidade, que incluem o desenvolvimento do nosso setor no Brasil e no mundo. Esta homenagem, muito me honra, e se celebrará em Junho durante o Congresso da entidade em Oslo.
Por fim, a newsletter traz ainda os dados da CBIC sobre o mercado imobiliário; a pesquisa da ABRAMAT, que prevê um crescimento menor para a indústria de materiais de construção neste ano e queda no faturamento em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado; uma avaliação do Sinduscon-SP sobre a indústria de transformação; e uma análise positiva sobre o marco legal das concessões.
Um abraço a todos
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!