Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 97º Newsletter Edição Especial 89

Ano passado, a Construção Civil registrou aumento de 150% na geração de novas vagas, mesmo diante dos desafios enfrentados com o incremento de custos. Esse dado é o melhor desde 2010. Neste ano, em janeiro, o Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu. Mas, no mês passado, houve uma ligeira melhora no índice, com alta de 0,9 ponto, chegando a 93,7 pontos. A alta mensal não recuperou a perda de janeiro e manteve o indicador no patamar de pessimismo moderado. 
Os custos ainda são uma preocupação do mercado, por estarem em patamares altos, mesmo com o Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) variando em percentual inferior no mês de fevereiro (0,48%) ante a janeiro (0,64%). Com este resultado, o índice acumula alta de 1,12% no ano.
O Indicador ABRAINC-Fipe aponta para uma alta de 22,7% no lançamento de móveis no acumulado dos 11 primeiros meses do ano passado (janeiro a novembro), em comparação ao período anterior. O número de novos imóveis neste intervalo foi de 121.783 unidades. 
Ainda nessa área, ABRAINC, CBIC, Secovi-SP e demais entidades enviaram uma carta ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para contestar a possibilidade de liberação de novos saques nas contas do FGTS. Elas argumentam que o procedimento foi utilizado em 2019 e 2020 sem impacto real na economia.
Por fim, a newsletter traz uma matéria o Pro Trilhos, cujos investimentos podem chegar a R$ 133,24 bilhões.
Um abraço a todos
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!