Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 98º Newsletter Edição Especial 90

O IBGE divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção cresceu 9,7% em 2021, após registrar uma queda de 6,3% em 2020. Este foi o melhor desempenho do setor desde 2010, quando o incremento das atividades foi de 13,1%. No último trimestre do ano passado, o setor foi o único segmento industrial com taxa positiva (1,5%), contribuindo para mitigar a queda da indústria no período.
O Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da FIESP também traz uma análise do segmento em 2021, incluindo a desaceleração da taxa de variação dos custos da construção nos últimos doze meses, que passou de 18,65% até dezembro (variação anual registrada em 2021), para 17,17% até janeiro. Vale lembrar que esse movimento de desaceleração teve início ainda em agosto de 2021, quando a variação acumulada nessa base de comparação chegou a 22,74%.
A indústria de cimento apresentou uma leve recuperação no mês de fevereiro. As vendas alcançaram 4,8 milhões de toneladas de cimento, um crescimento de 1,9% em relação ao mesmo mês de 2021, de acordo com o SNIC. Já a pesquisa da Abramat aponta otimismo moderado cauteloso no segmento de materiais de construção, a partir da análise das vendas em fevereiro.
Ainda na newsletter, trazemos uma matéria sobre o projeto “Construção 2030”, idealizado pela CBIC, que tem o apoio da Abcic e contou com minha participação em todas as oficinas do projeto; pesquisas sobre o Concreto de Ultra Alta Durabilidade (UHDC); uma avaliação sobre a nova curva de subsídio do programa habitacional Casa Verde e Amarela; e as perspectivas para o setor do aço em 2022.
Um abraço a todos
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!