Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 91º NEWSLETTER EDIÇÃO ESPECIAL 83

Há duas semanas, a arquitetura brasileira perdeu, Ruy Ohtake,  um  de seus maiores expoentes, juntamente com  Vilanova Artigas, Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha. A homenagem do Massa Cinzenta ressalta que suas obras tinham como destaque o uso do concreto armado, pois ele dizia que esse elemento era amigo dos arquitetos, ao ser moldado facilmente. Segundo esse gênio, só com criatividade é que a estrutura consegue cumprir seu papel, que é surpreender e inovar.
A newsletter desta semana traz ainda os resultados positivos do setor da construção, como a abertura de 17.236 empregos em outubro (+0,73%). No ano, o setor criou 284.544 postos de trabalho com carteira assinada (+13,51%). Para 2022, existem sinais de o setor deve seguir uma jornada de recuperação. 
Nesse sentido, o ministro Paulo Guedes, durante o ENIC Político, parabenizou o empenho da indústria da construção para garantir a geração de emprego e renda no Brasil. Ele comentou que o segmento criou novas vagas de trabalho durante a pandemia, manteve um ritmo de atividade impressionante, compartilhou as práticas de segurança no trabalho com o setor e com 5 mil prefeitos pelo país inteiro.
Por fim, Governo divulgou propostas para nova reforma das relações de trabalho. Os documentos que propõem uma ampla reforma da legislação trabalhista foram elaborados pelo Grupo de Altos Estudos do Trabalho (Gaet). 
Outras matérias contidas na newsletter tratam do que a construção tem feito para evitar atrasos e paralisações, da demanda por metais que deve crescer na China, do investimento das construtoras em oficinas profissionalizantes, e da interferência da crise energética no setor.
Um abraço a todos.
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!