Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 93º Newsletter Edição Especial 85

O PIB da construção deve crescer cerca de 2% em 2022 na comparação com 2021, segundo dados da FGV apresentados no Abcic Networking IX. Durante o evento online, a economista Ana Castelo afirmou que há um cenário de incertezas, que interferem na confiança dos empresários e dos consumidores. Em 2011, o PIB do setor aumentou em torno de 8%. Já indústria de materiais da construção apresentou um crescimento acumulado de 8% no ano, enquanto as vendas de cimento cresceram 6,6%.

Conforme carta do Sinduscon-SP, existem questões que podem limitar a retomada, como a variante Ômicron, o endividamento das famílias e a inflação em alta. As questões eleitorais e fiscais também são outros desafios para o país e para a construção. 

Ainda no Abcic Networking IX, Ana Castelo comentou que os preços dos insumos devem desacelerar. Em dezembro do ano passado, conforme dados da CNI e da CBIC, a falta ou alto custo das matérias-primas liderava o ranking de principais problemas do setor da construção. 

Por fim, a newsletter traz uma avaliação do Sinduscon-SP sobre o mercado imobiliário e uma matéria sobre as tecnologias que não poderão faltar nos canteiros de obras de 2022. Entre elas estão: o concreto autoadensável, a construção modular, o BIM e a impressão 3D em concreto. 

Um abraço a todos

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!