Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Incorpora 2022 reforça o papel do mercado imobiliário como indutor do crescimento do Brasil

O balanço do mercado imobiliário pós-pandemia, o papel do setor para o crescimento do Brasil e os desafios para o futuro. Esses foram alguns dos temas debatidos por incorporadores e executivos do mercado financeiro e de empresas de tecnologia durante a 5ª edição do Incorpora, Fórum Brasileiro de Incorporadoras, realizado pela ABRAINC, cujo tema central foi “mercado imobiliário como indutor do crescimento do Brasil”.

Luiz França, presidente da ABRAINC, ressaltou que o setor de incorporação continuará como uma das alavancas do crescimento nacional e que a demanda por imóveis seguirá firme, independente do resultado das próximas eleições. “O setor seguirá como protagonista no processo de crescimento do PIB e geração de emprego e renda”, disse.

Após apresentar um balanço sobre os desafios enfrentados pela economia brasileira ao longo dos últimos anos, França afirmou que o cenário macroeconômico é positivo para o futuro, com previsão de queda ainda maior da inflação e redução da Selic.

Na sequência, Antonio Setin, presidente da Setin Incorporadora, comentou sobre o aumento dos custos no setor, decorrentes da desorganização causada pela pandemia e pela guerra entre Rússia e Ucrânia, e destacou que o país fez a lição de casa corretamente para superar os desafios de forma rápida. “O IPCA e o INCC, índices que norteiam nosso setor, estão em uma projeção de queda muito visível”. Também ressaltou a preocupação do setor com a sustentabilidade. “Há um movimento crescente de conscientização sobre o impacto das edificações no meio ambiente, o quanto emitimos de gases do efeito estufa, e como podemos contribuir para as metas climáticas.”

José Ramos Rocha Neto, presidente da Abecip, apresentou dados sobre o crédito imobiliário e afirmou que 2022 será o segundo melhor ano da história em relação ao volume concedido. “Caminhamos para ter R$ 244 bilhões financiados para o mercado imobiliário no Brasil, perdendo apenas para 2021, que apresentou recorde histórico”.

O presidente da B3, Gilson Finkelsztain, abordou o crescimento da LIG e LCI, fontes alternativas de funding para o setor, explicou sobre a plataforma Block, de gestão de garantias, e destacou a aceleração da digitalização trazida pela pandemia. “O cenário é promissor para 2023”, disse.

Tendências para o mercado imobiliário

O segundo painel do Incorpora contou com apresentação da pesquisa “Tendências para o mercado imobiliário”, realizada pela Brain Inteligência Estratégica. O CEO da empresa, Fábio Tadeu Araújo, disse que o mercado demonstrou-se muito mais resiliente do que todos imaginavam nesse período de pandemia.

“62% dos 356 empresários atuantes no setor que foram entrevistados acreditam que a conjuntura do mercado imobiliário em 2023 estará um pouco ou muito melhor que a deste ano. Além disso, 55% disseram que as vendas de 2022 estiveram de acordo ou acima das metas previstas no início do ano”, explicou Fábio.

A pesquisa também mediu as percepções de 850 pessoas que adquiriram imóveis nos últimos 12 meses, em todas as regiões do país. “78% dos entrevistados disseram que a residência é o local em que mais gostam de estar”.

Desafios dos setores de incorporação e financeiro

O terceiro painel reuniu CEO’s de empresas Associadas ABRAINC para debater os principais desafios do setor de incorporação. Foram destacadas a importância do imóvel para uma maior qualidade de vida, as características sociais e culturais para produção de empreendimentos em cada região do Brasil, além do engajamento crescente do setor em relação às premissas ESG. Participaram Diego Villar, da Moura Dubeux, Leandro Melnick, da Even, e Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo, da Direcional

O quarto painel do evento reuniu Júlio Paixão, diretor de Empréstimos e Financiamentos do Bradesco; Bruno Bianchi, diretor comercial do Itaú BBA; Marcos Caielli, diretor de Produtos Imobiliários da B3; e Rodrigo Wermelinger, diretor executivo de Habitação da Caixa, para debater os desafios do setor financeiro.

Rodrigo Wermelinger, diretor executivo de Habitação da Caixa, apresentou dados do crédito imobiliário do banco, elogiou o salto de qualidade nos produtos do programa Casa Verde e Amarela, e destacou o crescimento da demanda por empreendimentos sustentáveis. “Temos 65,9% de market share, 6,2 milhões de contratos ativos, e mais de 106 bilhões contratados em crédito imobiliário em 2022. Quando olhamos o painel de instrumentos focados no mercado imobiliário, vemos mais indicadores verdes que vermelhos. 2023 deve ser favorável devido ao défict habitacional existente e as condições que a Caixa oferece.”

Na sequência do Incorpora, Cristina Della Penna, CEO da Dataland, apresentou um estudo inédito sobre evolução do preço do m2 e análise dos estoques de imóveis novos na capital paulista com base no valor transacionado.

O penúltimo painel foi um pitch sobre transformação digital e contou com apresentações de Flaviano Galhardo, presidente da ARISP; Cleber Francischini, head de produto na Senior Sistemas; e Leandro Capozzielli, CEO do Infinitibank.

ESG – Pacto Global

O encerramento do Incorpora 2022 foi marcado pela assinatura do termo de adesão da ABRAINC ao Pacto Global. Luiz França, presidente da ABRAINC; Carlo Pereira, presidente do Pacto Global Brasil, e Elie Horn, fundador da Cyrela, participaram do painel.

O Pacto Global é um chamado para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países.

Matéria publicada na Abrainc

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!