Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrialização na vanguarda das tecnologias de concreto

A coluna sobre pré-fabricação de concreto na Revista Negocio & Construccion aborda nesta edição como a industrialização está na vanguarda das tecnologias de concreto. 

Nossa presidente executiva, a engenheira Íria Doniak, cita algumas tecnologias como o concreto autoadensável (CAA), amplamente aplicado na indústria; e o Concreto de Ultra Alto Desempenho (UHPC - Ultra High Performance Concrete), cuja aplicação tem se expandido no mundo.

No caso do Brasil, Íria comenta sobre o uso do UHPC para a construção do Sirius, maior projeto da ciência brasileira, que exigia a elaboração do concreto com características especificadas, uma vez que a construção das bases (elementos rígidos que servem de suporte à rede e devem contribuir para evitar propagação de ressonâncias mecânicas entre as estruturas do anel e o piso) exigia módulo de elasticidade (Eci) com valor próximo dos 60 GPa, resistência à compressão axial acima de 100 MPa, tolerância dimensional com precisão das bases de + 2mm na largura, altura e comprimento, e o respeito a este limite dimensional nas medições de planicidade, paralelismo e perpendicularidade entre os planos que compunham as faces da base.

Uma reflexão importante feita por Íria é a evolução tecnológica do concreto tem sido importante para aumentar a produtividade e qualidade do setor da construção.

Acesse a Revista Negocio & Construccion completa: https://negocioyconstruccion.cl/

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!