Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Nova edição do livro Coletânea de Obras Brasileiras conta com mais de 90 obras

A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC) acaba de lançar a 2ª edição do Coletânea de Obras Brasileiras – Pré-Moldados de Concreto, que reúne diversos exemplos de obras brasileiras desenvolvidas nesse sistema construtivo, ressaltando sua versatilidade e a amplitude das tipologias construtivas.

Atualizado, o livro – cuja primeira edição foi publicada em 2008 – conta com descritivo e informações técnicas de mais de 90 cases, que evidenciam a importância da pré-fabricação em concreto para viabilizar empreendimentos em diversos segmentos, com criatividade, produtividade, qualidade, sustentabilidade, segurança e durabilidade.

Com 180 páginas, o primeiro capítulo conta a história do Prêmio Obra em Pré-Fabricados de Concreto, que completou 10 anos em 2021.

Apresentando o estado da arte em construções com o sistema construtivo, a premiação também é um tributo às indústrias, projetistas de estruturas e arquitetos que utilizam a construção industrializada em concreto.
Todas as obras vencedoras, menções honrosas e destaques do Júri estão relacionadas, com um breve descritivo e informações técnicas de cada uma.

Há ainda uma homenagem ao professor e engenheiro projetista de estruturas Augusto Carlos Vasconcelos, incentivador da premiação, membro do Júri e precursor na pré-fabricação em concreto no país.

O segundo capítulo concentra 45 obras selecionadas por aspectos singulares e por sua importância para o setor, divididas por categorias – Infraestrutura, Edificações de Múltiplos Pavimentos, Edifícios Garagem, Empresarial e Institucional, Equipamentos Esportivos, Shopping Centers e Centros Comerciais, Entretenimento, Concessionárias e Galpões Logísticos, Indústrias e Agronegócio.

O terceiro capítulo traz um relato sobre os 20 anos da ABCIC, as ações realizadas pela entidade ao longo dessas duas décadas, sua linha de atuação e contribuição para o avanço do pré-fabricado de concreto no Brasil.

Também ressalta o trabalho desenvolvido em cada gestão para o desenvolvimento e consolidação da industrialização e do incentivo à produtividade na construção civil nacional.

O prefácio é de autoria do arquiteto Paulo Eduardo Fonseca de Campos, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP).

Já a apresentação e curadoria do livro coube à engenheira Íria Doniak, atual presidente executiva da ABCIC.

Matéria publicada na Grandes Construções

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!