Um dos grandes gargalos para o crescimento da Construção Industrializada diz respeito a legislações antigas e não adaptadas para atender as necessidades do Setor de Construção, que tem urgência em ganhos de produtividade, competitividade, qualidade e desempenho, para atender o forte crescimento das demandas de infraestrutura social, urbana, para habitação, educação, saúde e transportes, sobretudo nos grandes centros urbanos.
Por isso foi de fundamental importância o evento realizado na última semana pelo Departamento da Indústria da Construção e Mineração (DECONCIC) da FIESP, em parceria com o Ministério da Economia do Governo Federal, quando foram lançados os guias de boas práticas para a Melhoria dos Códigos de Obras e para o Processo de Concessão de Alvarás de Construção.
Estes guias fazem parte das ações desenvolvidas pelo Projeto Construa Brasil, do Ministério da Economia do Governo Federal, que visa melhorar o ambiente de negócios do setor da construção.
Vale lembrar que estes guias devem ser amplamente usados como referência, divulgados para que estas boas práticas possam ser difundidas para a convergência entre os códigos de obras e edificações municipais, além da agilização e padronização para concessão de alvarás de construção no país. São medidas voltadas para reduzir a burocracia, melhorar a segurança jurídica e gerar maior transparência e agilidade nos processos de aprovação de construções.
Os guias de boas práticas lançados pelo PROJETO CONSTRUA BRASIL na semana passada são mais um importante passo para o avanço firme da construção industrializada no Brasil, em sequência aos eventos realizados entre agosto e outubro deste ano nos estados de São Paulo, do Rio Grande do Sul e do Paraná, voltados à industrialização de edifícios residenciais.
Para baixar os guias:
Guia Orientativo de Boas Práticas para Código de Obras e Edificações: http://bit.ly/3V7Hfed
Guia Orientativo de Boas Práticas para Obtenção de Alvarás de Construção: http://bit.ly/3V8NQVZ
Matéria publicada no C3 Clube