Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Projeto de revisão da NBR 6118 em consulta nacional

Encontra-se em processo de consulta nacional, até o dia 3 de novembro de 2022, no endereço www.abntonline.com.br/consultanacional, o projeto de revisão da ABNT NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos.

A revisão foi coordenada pela CE-002:124.015 – Comissão de Estudo de Estruturas de Concreto – Projeto e Execução do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB/02) da qual a diretora de Normas Técnicas da ABECE, eng. Suely B. Bueno, é coordenadora e que tem como secretário o eng. Alio Kimura (diretor-adjunto de Normas Técnicas da associação).

O texto final preparado por esta comissão, da qual fizeram parte representantes de universidades, entidades do setor e profissionais da área, foi enviado à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e acaba de ser colocado em consulta pública para posterior aprovação.

O projeto de revisão é previsto para cancelar e substituir a edição anterior (ABNT 6118:2014), quando aprovado, sendo que nesse interim a referida norma continua em vigor.

A consulta nacional é realizada inteiramente on-line, sem qualquer ônus, sendo possível acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões ao projeto de norma da ABNT e do Mercosul, conforme instruções no próprio site.

Qualquer pessoa pode enviar comentários à ABNT, por meio do site. Terminada a consulta nacional, a comissão de estudo volta a se reunir e convida os inquerentes para relatarem os comentários emitidos, que são analisados.

Se forem considerados pertinentes, e com isso o Projeto de Norma for alterado em conteúdo, ele volta à consulta nacional. Se a alteração for apenas de forma, não há necessidade de nova consulta.

Após o projeto de revisão ser devidamente aprovado e publicado, a comissão de estudo (CE-002:124:015) continuará aberta a fim de promover atualizações em seu texto, no máximo a cada cinco anos, conferindo, assim, um caráter evolutivo no processo de revisão da ABNT NBR 6118.

Matéria publicada na ABECE

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!