Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Resultado de junho mostra moderação e cautela na Indústria de Materiais de Construção

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção. A pesquisa de opinião realizada com as lideranças do setor indica que as empresas associadas estão divididas em relação aos resultados em junho. Para 42% dos associados da ABRAMAT o mês apresentará resultado bom e 47% apontam o período como regular.

Já para julho a expectativa é que o otimismo diminua, com 63% das empresas associadas estimando resultado regular, e 26% bom. A pesquisa também apresenta os dados consolidados de maio de 2022, indicando que o mês foi de resultados positivos no setor. Para 16% maio trouxe resultados muito bons, para 26% bom, e para 47% regular.

O Termômetro da ABRAMAT também traz informações acerca do nível de utilização da capacidade instalada da indústria de materiais. Em junho, a utilização da capacidade industrial foi de 78%, na média das empresas associadas, 3 pontos percentuais acima que maio de 2022, e apresentando o mesmo nível do que em junho de 2021.

As pretensões de investimento em junho de 2022 também apresentam crescimento, com aumento de 4 pontos percentuais em relação ao mês anterior, refletindo a retomada dos investimentos projetados para este ano, com 74% das indústrias de materiais indicando que devem investir nos próximos 12 meses seja para aumento da capacidade produtiva, seja na modernização dos meios de produção. Em junho do ano passado, este indicador era de 67%.

“A pesquisa da ABRAMAT que encerra o primeiro semestre do ano mostra que apesar das externalidades na economia doméstica e internacional, a indústria de materiais de construção segue resiliente, com otimismo moderado e cauteloso com o cenário atual, com a certeza de muito trabalho pela frente. Vimos aumento tanto na capacidade instalada como nas pretensões de investimentos, ressaltando a importância do setor para economia brasileira tanto na geração de empregos como na atração de investimentos”, explica Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.

Release enviado pela assessoria de imprensa da Abramat

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!