Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Resultado de setembro mostra desempenho regular no setor de indústria de materiais de construção

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção. A pesquisa de opinião realizada com as lideranças do setor indica que as empresas associadas acreditam no desempenho regular em setembro. Para 61% dos associados da ABRAMAT o mês apresentará resultado regular, já para 25% o período tende a ser bom. O Termômetro pode ser acessado no site da ABRAMAT.

Já para outubro a expectativa é que o otimismo cresça, com 46% das empresas associadas estimando resultado bom, e 4% muito bom. A pesquisa também apresenta os dados consolidados de agosto de 2022, indicando que o mês foi de resultados negativos no setor. Para apenas 25% dos associados agosto trouxe resultados bons, ante 50% considerando regular, e para 18% ruim.

O Termômetro da ABRAMAT também traz informações acerca do nível de utilização da capacidade instalada da indústria de materiais. Em setembro, a utilização da capacidade industrial foi de 75%, na média das empresas associadas, 1 ponto percentual acima em relação a agosto de 2022, e apresentando 3 pontos percentuais a menos do que em setembro de 2021.

As pretensões de investimento em setembro de 2022 também apresentam alta, com aumento de 5 pontos percentuais em relação ao mês anterior, refletindo boas expectativas sobre a retomada dos investimentos projetados para este ano, com 79% das indústrias de materiais indicando que devem investir nos próximos 12 meses seja para aumento da capacidade produtiva, seja na modernização dos meios de produção. Em setembro do ano passado, este indicador era de 72%.

“A pesquisa da ABRAMAT traz a expectativa de nossos associados de que o desempenho do setor será regular em setembro, com probabilidade de melhora em outubro. Continuamos acreditando que o setor continuará com um otimismo moderado, porém cauteloso em função das muitas externalidades envolvidas, como taxa de juros, inflação, eleições e questões macroeconômicas globais. Estamos trabalhando em conjunto com toda a cadeia da construção civil para reforçar o importante papel que temos na geração de empregos, atração de investimentos e retomada da economia”, explica Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.

Release enviado pela assessoria de imprensa da ABRAMAT

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!