Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Revelados os vencedores do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2021 

A ABECE e a Gerdau anunciaram, em cerimônia on-line realizada em 19 de outubro de 2021, os vencedores do 18º Prêmio Talento Engenharia Estrutural, considerado a maior premiação do segmento no Brasil. A iniciativa reconhece o trabalho de projetistas estruturais que contribuíram para o desenvolvimento do setor nas categorias Infraestrutura, Edificações, Pequeno Porte, Obras Especiais e Jovens Talentos. 

A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão formada por membros da ABECE e da Gerdau que avaliaram, em cada projeto concorrente, o uso adequado de materiais, a economia de produtos, a concepção estrutural, a implantação harmônica em relação ao ambiente, os processos construtivos, a originalidade, a beleza e a criatividade.

Além dos vencedores por categoria, foram selecionados “Destaque do Júri” e dois projetos no quesito Sustentabilidade que receberam menções honrosas, assim como a obra escolhida pelo público na votação on-line.

Na categoria Infraestrutura, o vencedor foi Fernando Rebouças Stucchi, com a obra da nova ponte sobre o Rio Guaíba, em Porto Alegre (RS). Em Edificações, Ricardo Leopoldo e Silva França conquistou a premiação com o projeto do Parque da Cidade – Setor C, em São Paulo (SP). Entre os projetos de Pequeno Porte, o primeiro lugar foi para Leandro José Lopes Zaqueu, com a Casa Cigarra, em Porto Feliz (SP). 

Na categoria Obras Especiais, o prêmio ficou com Marcelo Cuadrado Marin, responsável pelo projeto Trimais Places, em São Paulo (SP). Em Jovens Talentos, o ganhador foi Marcelo Diego Almeida Barbosa pelo projeto do Palatium Residencial Meireles, em Fortaleza (CE).

O Destaque do Júri desta edição foi para a Casa Brasileira – Jorge Coelho, em São Paulo (SP), de autoria do saudoso eng. Virgílio Augusto Ramos, inscrito no concurso por sua filha Jessica Tarenzi Ramos, que recebeu a homenagem com muito orgulho.

No quesito Sustentabilidade foram contemplados, com menções honrosas, os projetos dos engenheiros Alan Dias, com a Escola Concept, em São Paulo (SP), e Heloisa Martins Maringoni, com o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP). 

Por fim, na votação on-line aberta ao público no site do Prêmio, o vencedor foi o eng. Ricardo Oliveira, na Categoria Obras Especiais com o projeto do Arco Fachada Fundação Zerrenner, em Sete Lagoas (MG).

Matéria publicada na ABECE

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!