Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Secretário nacional apresenta projetos no 14º ConstruBusiness

Durante o 14º ConstruBusiness (Congresso Brasileiro da Construção), realizado ontem (dia 29), o secretário nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, apresentou políticas e projetos da pasta na área habitacional e ações do Governo Federal nos setores de saneamento, segurança hídrica, mobilidade e desenvolvimento urbano.

O secretário abordou o Programa Casa Verde e Amarela, destacando as principais modalidades da iniciativa, incluindo produção habitacional, regularização fundiária, melhorias habitacionais, locação social e, ainda, o Programa Pró-Moradia.

Além dos temas ligados à habitação, também foram apresentados projetos e ações de outras áreas do MDR, englobando o Marco Legal do Saneamento e o Projeto de Integração do Rio São Francisco, assim como as concessões e parcerias público-privadas em áreas como esgotamento sanitário, abastecimento de água, resíduos sólidos urbanos e iluminação pública.

Alfredo dos Santos ressaltou a importância da parceria com a iniciativa privada para atrair investimentos para obras de infraestrutura.

“Um dos desafios trazidos pela atual gestão é buscar que as ações e obras do Ministério do Desenvolvimento Regional possam ser viabilizadas muito mais por meio de parcerias do que da dependência do Orçamento Geral da União, que é cada vez mais restrito”, destacou o secretário.

“Na área de habitação, por exemplo, vamos trazer pela primeira vez na história uma parceria público-privada voltada à locação social. Outro exemplo é o Marco do Saneamento, que já viabilizou cinco leilões, com investimentos que chegam a R$ 63 bilhões em concessões”, disse ele.

"Está claro que bons projetos trazem resultados melhores e de forma mais rápida para a sociedade brasileira, desonerando o orçamento e possibilitando investimentos em outras necessidades brasileiras”, completou.

Matéria publicada na Grandes Construções

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!