O espaço para eventos do conteúdo do Concrete Show 2024 chegou à capacidade máxima com a realização do Seminário "A Industrialização da Construção em Concreto: Soluções sustentáveis para as edificações’’, promovido pela Abcic, no dia 7 de agosto.
Com coordenação da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, o evento trouxe uma abordagem do ponto de vista da arquitetura, do projeto estrutural, da construtora e da indústria sobre como a pré-fabricação de concreto pode contribuir para atender as demandas por edificações, aplicando tecnologia e inovação, ao mesmo tempo em que promovem uma redução das emissões de gases de efeito estufa e menores impactos ambientais.
“O seminário reforçou a versatilidade de aplicação das estruturas e fachadas pré-fabricadas de concreto, a importância da evolução da tecnologia do concreto, com a introdução de concretos de alta resistência e o UHPC (Ultra High Performance Concrete), para a sustentabilidade, desenvolvimento e competitividade do nosso setor”, afirmou a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic.
O arquiteto Jayme Lago Mestieri, diretor da JML Arquitetura, abriu as palestras, trazendo cases que mostram como a pré-fabricação de concreto atende requisitos arquitetônicos, realçando a liberdade criativa e inovação dos arquitetos. Entre as obras apresentadas ao público estavam: Feira da Madrugada, Trimais, Plaza Carapicuíba, Mauá Mutiuso, Americana Mall e Central Park Shopping.
Na sequência, o engenheiro Augusto Pedreira de Freitas, diretor da Pedreira de Freitas Engenharia, comentou sobre a importância da normalização para o setor, bem como os desafios e as oportunidades, destacando como o sistema construtivo pode ajudar a enfrentar o déficit habitacional e a escassez de mão-de-obra na construção. “A falta de mão de obra é crítica, e há uma realidade inegável: os jovens de hoje não querem mais trabalhar nesse setor. Para mim, essa é a maior evidência de que a hora do pré-fabricado finalmente chegou. O futuro aponta para soluções mais eficientes e modernas, e o pré-fabricado se apresenta como uma resposta necessária a esses desafios”, disse.
A visão do contratante foi abordada pelo engenheiro Roberto Clara, diretor da Lucio Engenharia, que ponderou sobre a mudança mindset para a aplicação de sistemas construtivos industrializados, uma vez que há uma cultura de que edificações são feitas de forma convencional, e apresentou cases da construtora, que salientaram a evolução na adoção da pré-fabricação nos projetos. Outro ponto tratado por ele foi a questão do sustentabilidade. “A industrialização está alinhada com os princípios ESG, por trabalhar a desmaterialização, redução de resíduos, circularidade, redução da pegada de carbono e viabilidade econômica”, avaliou.
A palestra de encerramento foi ministrada por Felipe Cassol, CEO Cassol Pré-Fabricados e presidente do Conselho Estratégico da Abcic, contextualizou o setor no país. Desde 2020, a produção de pré-fabricados de concreto cresceu 32%, conforme pesquisa realizada pela FGV a pedido da Abcic. Outro trabalho da FGV mostra que 34,6% das empresas construtoras utilizam sistemas pré-fabricados em suas obras, e 24,5% dessas empresas empregam pré-fabricados em mais de 50% de suas obras.
Cassol abordou ainda como a industrialização traz benefícios para os três pilares das sustentabilidade e como estão moldado o futuro da construção civil no Brasil e no mundo. Citou os desafio do setor e levantou os pontos positivos relacionados à construção off-site, como por exemplo, redução do prazo de obra, produção em ambiente controlado e protegido, assertividade geométrica e alinhamento, mão de obra qualificada e treinada, facilidade de reuso e desmontagem e maior controle de custos e orçamento. Por fim, citou diversos exemplos de obras feitas no Brasil e no exterior com o sistema construtivo.
Além do Seminário, a Abcic contou com um estande institucional, que teve como destaque a linha do tempo dos 22 anos da entidade e foi o ponto de encontro para associados, fornecedores, clientes, engenheiros projetistas e representantes de entidades parceiras, promovendo relacionamento e apresentando as principais informações sobre suas atividades e iniciativas.
As apresentações ministradas no Seminário da Abcic no Concrete Show podem ser acessadas neste link