Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Seminário no Congresso Ibracon destaca as estruturas pré-fabricadas de concreto

O Seminário de Lançamento da ABNT NBR 9062 - Comentada e com Exemplos Numéricos reuniu, durante o Congresso do Jubileu de Ouro do IBRACON, profissionais dos setores da engenharia, construção e concreto para apresentar os principais temas ligados à publicação, que foi organizada CT 304 - Comitê Técnico IBRACON/ABCIC de Pré-Fabricados de Concreto com o apoio da ABECE. 

Coordenado pela ABCIC, o Seminário, que marcou o lançamento da publicação, aconteceu no dia 13 de outubro, em Brasília (DF), e teve a participação do presidente da Federação Internacional do Concreto (fib), Akio Kasuga, que ministrou palestra sobre o impacto da neutralidade do carbono nas estruturas pré-fabricadas de concreto, trazendo os trabalhos realizados pela federação nessa área, exemplos de novas tecnologias aplicadas no Japão e uma avaliação sobre a viabilidade dessas tecnologias. 

Kasuga também ministrou a palestra magna de abertura do Congresso Jubileu de Ouro do IBRACON e, na ocasião, ele anunciou que a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC, foi eleita como vice-presidente da fib na gestão 2023-2024 e que possivelmente assumirá a presidência da entidade 2025-2026.

Na abertura do Seminário, Íria ressaltou a importância desse lançamento para todo o setor, ao reunir comentários e exemplos numéricos que contribuirão para os profissionais envolvidos no projeto, na contratação, na fiscalização e na construção com o pré-fabricado de concreto. Ela também coordenou três debates realizados ao longo do evento. 

Na sequência, Rodrigo Nurnberg (TQS), secretário do CT 304, apresentou a criação e a estrutura do Comitê Técnico e como foi o trabalho para o desenvolvimento da norma comentada, que conta com 20 autores, 12 revisores e 360 páginas. São 20 textos com comentários e 17 textos de exemplos numéricos. O engenheiro Fernando Stucchi (EGT Engenharia) falou sobre a resistência ao fogo das estruturas pré-fabricadas de concreto, destacando os critérios de desempenho estrutural em situação de incêndio, fatores a serem levados em conta na análise, passo a passo para as diversas análises técnicas e exemplos.

A programação da tarde começou com a palestra do professores Marcelo de Araújo Ferreira (UFSCar), que discorreu sobre “Análise da Estabilidade de Estruturas Pré-Moldadas com Ligações Semirrígidas”, apresentando diversos tipos de estruturas com diferentes tipos de ligações, a caracterização da rigidez secante da relação momento-rotação das ligações típicas viga-pilar e o efeito da rigidez secante na estabilidade global das estruturas. Logo após, os engenheiros Carlos Emrich Melo e Marcelo Cuadrado, coordenador e secretário da comissão de estudos da ABNT NBR 9062, respectivamente, e Mateus Fram Zóboli (ZMC Consultores), participaram do painel “Aspectos relacionados ao projeto de Estruturas Pré-moldadas de Concreto”.

O professor Mounir Khalil El Debs (USP São Carlos) proferiu a apresentação sobre “Almofadas e Argamassa Modificada: Fundamentos e proposta para normalização”, tratando sobre as composições típicas, comportamento em relação à força uniformemente distribuída, estimativa do afundamento, recomendações, critérios de projeto e exemplos, além de trazer sua proposta para normalização. O engenheiro Luiz Otávio Biaggi Livi (ABCIC) fez suas considerações sobre montagem e segurança das estruturas pré-moldadas de concreto, enfatizando a importância de um bom projeto e boas práticas de montagem para que a operação seja segura. Também comentou sobre o Manual de Montagem de Estruturas Pré-Moldadas de Concreto da ABCIC.

Durante o Congresso, o IBRACON lançou ainda mais três publicações, incluindo “Concreto: Ciência e Tecnologia", que contou com um capítulo redigido por Íria e pela professora Daniela Gutstein da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 


 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!